Na próxima segunda-feira (23), a partir das 18 horas, o plenário da Assembleia Legislativa do Paraná será palco de uma homenagem à Associação da Vila Militar do Paraná (AVM). Por proposição do Líder do Governo, deputado Hussein Bakri (PSD), a Casa promoverá uma sessão solene em comemoração aos 60 anos de história da AVM.
A Associação da Vila Militar representa os policiais militares e bombeiros militares da Polícia Militar do Estado do Paraná (ativos, inativos e pensionistas) e seus familiares. O vice-presidente da Associação, Cel. PM RR João Jorge dos Santos Junior, destaca que a AVM não é uma entidade de classe, mas trata-se de uma empresa privada que não possui vínculo com o governo. Atualmente, conta com 16.500 associados.
“Eu acho muito importante esse reconhecimento do Poder Legislativo, não só para a associação como um todo, mas principalmente para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, afinal de contas, os nossos associados são todos da corporação. Então isso é um reconhecimento. Pela primeira vez na história, nos 60 anos, a Assembleia está homenageando a Associação. Mostra que temos um reconhecimento por parte dos deputados, afinal de contas, policial e bombeiro militar, a Polícia Militar é o único órgão do Estado presente nos 399 municípios do Estado do Paraná. 24 horas por dia, 365 dias por ano. Acessível por um único aceno de mão ou, como tinha antigamente o telefone público, uma ligação 190 gratuita. Então é um reconhecimento e o líder do governo, o deputado Hussein Bakri, faz uma justa homenagem. E que, com certeza, é reflexo também no pensamento de boa parte dos deputados estaduais”, reflete o Cel. João Jorge.
Associação da Vila Militar
A AVM foi fundada em 20 de julho de 1963, com a ideia inicial de financiar casas para os soldados da Corporação. Porém, com o passar dos anos, a Associação foi crescendo. Hoje conta com centros de lazer espalhados pelo Paraná e colônia de férias no litoral paranaense e em Porto Rico (PR), um hotel de trânsito, uma fábrica de confecções, que produz o uniforme da Polícia Militar, e o Colégio da Vila Militar, para filhos de sócios e não-sócios. “Temos o auxílio-funeral, no momento de dificuldade, quando falece um sócio, a AVM banca as despesas do funeral e dá um apoio, no caso, para o dependente, a viúva, ou filhos, ou, se for solteiro, os pais. Ela tem um auxílio emergencial na parte financeira”, explica o vice-presidente.