Domingo, 25 de Maio de 2025

Em Londrina, Programa Vacina na Escola inicia o recolhimento das carteirinhas de vacinação

2023-10-23 às 14:29

A Prefeitura de Londrina, por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Municipal de Educação (SME), deu início hoje (23) ao Programa Vacina na Escola. Esta iniciativa visa aumentar a cobertura vacinal das quase 12 mil crianças de 0 a 6 anos, matriculadas nos 90 Centros de Educação Infantil (CEIs), e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da rede municipal de educação.

O primeiro passo do processo é o recolhimento das carteirinhas de vacinação das crianças, realizado pelos CEIs e CMEIs. Portanto, os pais que desejam que seus filhos participem da vacinação devem enviar as carteirinhas das crianças para a escola.

Após o recolhimento das carteirinhas, as mesmas serão enviadas às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que vão proceder a verificação da situação vacinal de cada aluno e, em data a ser marcada, a unidade de saúde vai comparecer na escola para realizar a vacinação das crianças que tiverem qualquer vacina do Calendário Nacional de Vacinação atrasada. Todas as 54 UBSs da cidade farão parte deste programa, incluindo as unidades das regiões rurais. Cada unidade ficará responsável pelos CEIs e CMEIs do seu território.

Foto: Vivian Honorato

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, esteve presente no CMEI Valéria Veronesi, na manhã de hoje (23), para anunciar o início do Programa Vacina na Escola, e explicou o que motivou a idealização desse projeto. “Nosso maior objetivo é proteger as crianças, é nossa responsabilidade, é para isso que traçamos todas as estratégias. Infelizmente, nas salas de vacinas nas Unidades Básicas de Saúde, em que pese todos os nossos esforços, como ampliação de horário, vacina no sábado, e vacina com livre demanda, nós não conseguimos atingir esse público, que por sua vez está nas escolas”, relatou. Sobre o programa, Machado destacou a originalidade da iniciativa. “A Prefeitura de Londrina lança esse programa inédito. Nunca foram ofertadas todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação de forma extra muro, ou seja, nas escolas ou em outros lugares que não as salas de vacina. Nós queremos melhorar os indicadores de vacina de Londrina”, concluiu.

Foto: Vivian Honorato

Todas as crianças que participarem da ação e tiverem suas carteirinhas analisadas e atualizadas pelas equipes de saúde vão receber o atestado de vacina. A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, que também esteve presente na coletiva de imprensa, enfatizou a obrigatoriedade de apresentar esse atestado no momento da matrícula escolar. “Quando a família leva os documentos da criança para confirmar a matrícula, ela precisa levar, também, o cartão de vacinação em dia”, apontou.

A secretária aproveitou para falar da importância da execução desse projeto. “Todos os dias as crianças vão para a escola. Entender como essas crianças estão, e como estão as vacinas delas, vai fazer toda a diferença”, frisou.

Os pais que não possuírem a carteirinha de vacinação de seus filhos devem comparecer em uma Unidade Básica de Saúde, com documentos pessoais da criança em mãos, para solicitar a segunda via da carteirinha.

Clique aqui e confira a relação das UBSs que atenderão cada escola

da assessoria