Domingo, 22 de Dezembro de 2024

Paraná começa a emitir a nova Carteira Nacional de Identidade no dia 6 de novembro

2023-10-24 às 15:52

O coordenador do Instituto de Identificação do Paraná de Ponta Grossa, Juliano Beiras, comentou sobre a emissão do ‘novo RG’, em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,3 para Ponta Grossa e região e 92,9 para Telêmaco Borba), nesta terça-feira (24).

Nova Carteira Nacional de Identidade

A nova Carteira Nacional de Identidade (CIN), que substituirá gradualmente o RG, já é emitida em 12 estados brasileiros, e os demais estados deverão começar a emiti-la até 6 de novembro.

Juliano aponta que essa nova carteira vem sendo falada há um longo período, devido ao Decreto nº 10.977, de 23 de fevereiro de 2022, que estabeleceu a inclusão de elementos de segurança, integridade e interoperabilidade à Carteira de Identidade Nacional, visando mitigar fraudes documentais, pagamentos indevidos e promover a integridade dos dados nos cadastros administrativos.

“O Paraná deveria ter começado a emitir este documento em março, porém o processo se atrasou um pouco devido a adequações de sistema. A partir disso a nova data será em novembro”, explica o coordenador.

Substituição para evitar fraudes

Ele pondera que dentro de um período de 10 anos cairá em desuso o número atual do RG. “Passará a ser utilizado o número do CPF em todo o território nacional. Essa unificação está sendo desenvolvida pelo governo federal com o intuito de melhorar o sistema de identificação e também de evitar fraudes”, pontua.

“Atualmente as pessoas podem fazer um RG em cada estado. Dessa forma ela vai gerando várias numerações e, para as pessoas que possuem intenções erradas, isso acaba facilitando alguma eventual fraude em relação ao sistema”, complementa.

Numeração única

Juliano afirma que a intenção é que seja utilizada uma numeração única baseada no CPF, que é um número que já vem sendo utilizado a nível federal. “O objetivo é que se torne uma numeração única de RG também para que seja unificado em apenas um documento”, destaca.

O coordenador ainda ressalta que a 1ª via do ‘novo RG’ não possuirá custo. “É necessário acessar o site da Polícia Civil [do Paraná], e através do campo ‘identidade’ gerar a via com todos os dados e informações necessários. Para os idosos com mais de 60 anos, o novo documento terá validade indeterminada”, finaliza.

Confira a entrevista completa: