A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT) fez contato com o deputado federal Aliel Machado (PV) e com a prefeita Elisabeth Schmidt (PSB) se colocando à disposição para ajudar Ponta Grossa, neste difícil momento que a cidade passa, após ser atingida por fortes chuvas e ventos, na noite da última quinta-feira (26), que afetaram mais de 1,4 mil casas e 4 mil pessoas.
Durante a conversa entre Gleisi e Elizabeth, a prefeita solicitou o auxílio da deputada para agilizar, junto ao governo federal, o processo para Ponta Grossa decretar situação de emergência, medida que facilita as ações de recuperação dos estragos causados pelo temporal.
“Fui informada sobre os estragos que a cidade sofreu e logo falei com o ministro do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Góes. Ele me informou que o deputado Aliel Machado já havia lhe informado sobre os acontecimentos e que o ministério já esta acompanhando a cidade”, diz. Gleisi reforçou sua preocupação com os dois principais hospitais da cidade, Santa Casa e Bom Jesus. “ Temos que auxiliar os hospitais, pois os dois atendem SUS e precisam restabelecer seus atendimentos o mais rápido possível”, diz Gleisi.
Quanto aos hospitais Santa Casa e Bom Jesus, a deputada disponibilizará emendas pessoais de custeio pra ajudar. “Deixo claro que as emendas serão para 2024, mas ao menos eles podem contar com este dinheiro”, afirma. O valor das emendas serão de R$ 200 mil para Santa Casa e R$ 200 mil para Bom Jesus.
“Já vínhamos trabalhando numa ação multiministrial pra atender todos os municípios atingidos e, agora, colocaremos Ponta Grossa nesta relação de atendimentos”, completa Gleisi Hoffmann.