Domingo, 22 de Dezembro de 2024

Ponto de Vista: Governo federal trabalha em conjunto com estado e municípios para ajudar vítimas de enchentes no PR, declara Geraldo Alckmin

2023-10-28 às 10:34
Foto: Dayane Hirt

Em entrevista ao programa Ponto de Vista, apresentado por João Barbierona Rede T de rádios do Paraná, neste sábado (28), o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, destacou as ações que o Governo Federal tem tomado para auxiliar o Paraná no enfrentamento às enchentes que atingem o estado.

“Nós tivemos esta semana uma reunião de trabalho com os ministros, bancada federal, senadores e inúmeros deputados federais. 26 municípios já declararam estado de emergência e faltam mais 6. Teremos 32 municípios em estado de emergência”, aponta.

Alckmin adianta que o governo federal já tem atuado com prefeituras no trabalho humanitário e reconstrução dos municípios afetados. “A prefeitura apresenta o plano de trabalho para a Defesa Civil e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional libera o recurso. Essa é a orientação do presidente Lula. Essa semana também teve uma videoconferência da Defesa Civil com as prefeituras para orientar e apresentar os planos de trabalho”, afirma.

O trabalho em conjunto envolvendo governo federal, estado e prefeitura também é destacado pelo vice-presidente. “O Brasil é uma República Federativa. Em uma federação um tem que ajudar o outro, essa é a lógica de um regime federativo. Se nós fossemos um país pequeno, podia ser unitário, só governo federal e prefeitura, mas nós somos o quinto maior país do mundo em extensão territorial. O presidente Lula recebe governador independente de partido político. Nunca perguntou de que partido era, quem apoiou, foi eleito, é respeitado, e vamos trabalhar em benefício dos estados”, detalha.

Liberação de verbas para as prefeituras

Segundo Alckmin, o governo também atua para atender aquelas pessoas que estão desabrigadas por conta das chuvas, com a liberação de R$ 800 por pessoa nesta situação, que são destinados às prefeituras dos municípios atender a população afetada. O vice-presidente ainda cita outras ações como o kit farmácia, hospital de campanha em Roca Sales (RS) e obras de infraestrutura estadual. “Depois a pessoa pode pedir o fundo de garantia (FGTS) e retirar até R$ 6.200. Estou numa área que foi atingida, se eu tiver fundo do fgts eu posso sacar até 6200 reais. E renegociar dívidas. A agricultura familiar, quem estiver no PRONAF tem o seguro rural, quem não tiver renegocia dívida. O governo vai disponibilizar recursos com juros mais baixos para ajudar a recuperar a economia da região”, garante.

Ponto de Vista

Apresentado por João Barbiero, o programa Ponto de Vista vai ao ar semanalmente, aos sábados, das 7h às 8h, pela Rede T de Rádios do Paraná.

A Rádio T pode ser ouvida em todo o território nacional através do site ou nas regiões abaixo através das respectivas frequências FM: T Curitiba 104,9MHz;  T Maringá 93,9MHz; T Ponta Grossa  99,9MHz; T Cascavel 93,1MHz; T Foz do Iguaçu 88,1MHz; T Guarapuava 100,9MHz; T Campo Mourão 98,5MHz; T Paranavaí 99,1MHz; T Telêmaco Borba 104,7MHz; T Irati 107,9MHz; T Jacarezinho 96,5MHz; T Imbituva 95,3MHz; T Ubiratã 88,9MHz; T Andirá 97,5MHz; T Santo Antônio do Sudoeste 91.5MHz; T Wenceslau Braz 95,7MHz; T Capanema 90,1MHz; T Faxinal 107,7MHz; T Cantagalo 88,9MHz; T Mamborê 107,5MHz; T Paranacity 88,3MHz; T Brasilândia do Sul 105,3MHz; T Ibaiti 91,1MHz; T Palotina 97,7MHz; T Dois Vizinhos 89,3MHz e também na T Londrina 97,7MHz.

Confira a entrevista na íntegra: