Domingo, 22 de Dezembro de 2024

“A reforma tributária vai alavancar a Indústria e desonerar investimentos e exportação”, afirma Geraldo Alckmin ao ‘Ponto de Vista’

2023-10-28 às 13:38
Foto: Reprodução

Em entrevista ao programa Ponto de Vista, apresentado por João Barbierona Rede T de rádios do Paraná, neste sábado (28), o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, falou sobre os avanços da indústria e comércio no país.

Alckmin participou da inauguração de novas fábricas da Seara, pertencentes ao Grupo JBS, em Rolândia, no Paraná, nesta sexta-feira (27). “É a segunda vez que estou indo ao Paraná, as duas para inaugurar fábricas. Estive na inauguração do grupo Potencial, na Lapa, processadora de soja e volto para Rolândia que é uma indústria gigante, a maior processadora de carne, alimento, na região norte do Paraná, criando mais de mil empregos. O grupo JBS com todos os seus conglomerados é um dos maiores empregadores do Brasil, passa de 170 mil trabalhadores”, detalha. “É uma alegria voltar ao Paraná representando o presidente Lula para inaugurar uma grande fábrica”, completa.

Preocupação do governo Lula com a indústria

O vice-presidente ainda fala sobre a relação do presidente Lula com a Indústria. “O presidente Lula é oriundo da indústria. Ele veio de Pernambuco, de uma família muito pobre, e ele fala da importância do estudo. Como ele fez o SENAI, virou torneiro mecânico, ele foi o primeiro da família a conseguir emprego com carteira assinada, a comprar televisão, carro, a conseguir ter uma casa, e o primeiro a ser o presidente da República. Veja como é importante a formação profissional”, diz.

Cenário econômico

“Estamos trabalhando muito para ajudar a economia a avançar”, declara Alckmin ao abordar o cenário econômico do país. “A agricultura vai muito bem, a exportação é recorde. Passamos os Estados Unidos em exportação de soja, de milho, de algodão. O clima ajudou, vamos torcer para o El Niño não atrapalhar. Os indicadores são bons”, completa.

Para o vice-presidente e ministro, há um tripé que define a Economia: juros, câmbio e imposto. “O câmbio está bom. Um câmbio de cinco reais não pode oscilar, mas um câmbio de cinco reais é competitivo. Ele ajuda a exportar e dificulta a importação. Os juros estão altos, mas a curva é de queda, já caiu um ponto, de 13,75 para 12,75. Eu acredito que vai cair mais”, considera. Ele ainda acrescenta que a taxa de juros poderia ser bem menor no país, o que ajudaria a enconomia.

“O terceiro é imposto. A indústria está super tributada. A reforma tributária vai alavancar a indústria e ela desonerar investimentos e exportação. Imagina uma fábrica do PR que exporta um veículo. Não tem imposto para exportar, só que já pagou imposto quando comprou pneu, aço, vidro. Aí você fica com crédito acumulado. É um problemão. A reforma tributária estimula investimento e a exportação”, conclui.

Ponto de Vista

Apresentado por João Barbiero, o programa Ponto de Vista vai ao ar semanalmente, aos sábados, das 7h às 8h, pela Rede T de Rádios do Paraná.

A Rádio T pode ser ouvida em todo o território nacional através do site ou nas regiões abaixo através das respectivas frequências FM: T Curitiba 104,9MHz;  T Maringá 93,9MHz; T Ponta Grossa  99,9MHz; T Cascavel 93,1MHz; T Foz do Iguaçu 88,1MHz; T Guarapuava 100,9MHz; T Campo Mourão 98,5MHz; T Paranavaí 99,1MHz; T Telêmaco Borba 104,7MHz; T Irati 107,9MHz; T Jacarezinho 96,5MHz; T Imbituva 95,3MHz; T Ubiratã 88,9MHz; T Andirá 97,5MHz; T Santo Antônio do Sudoeste 91.5MHz; T Wenceslau Braz 95,7MHz; T Capanema 90,1MHz; T Faxinal 107,7MHz; T Cantagalo 88,9MHz; T Mamborê 107,5MHz; T Paranacity 88,3MHz; T Brasilândia do Sul 105,3MHz; T Ibaiti 91,1MHz; T Palotina 97,7MHz; T Dois Vizinhos 89,3MHz e também na T Londrina 97,7MHz.

Confira a entrevista na íntegra: