Os temporais do sábado (28) e deste domingo (29) causaram uma série de prejuízos à estrutura da Catedral Sant’Ana, em Ponta Grossa. Segundo a Diocese, houve deslocamento de telhas, quebra e deslocamento de vitrais e ruptura de calhas. Boa parte do interior da igreja está alagada. Os bancos de madeira estão molhados e com vários baldes para tentar dar conta da goteira.
A sala dos jovens também foi afetada pela água, assim como as calhas, que foram danificadas pelo excesso de chuvas. A parte central da igreja foi isolada e, nas celebrações, a assembleia se concentrou nas partes laterais da nave. A casa paroquial também foi inundada.
Ainda segundo a Diocese, há cinco anos, os vitrais, calhas e telhas receberam obras paliativas, com poliuretano. Porém, o material e as estruturas sofrem constantes avarias, devido à ação do tempo.
A intenção, agora, é tocar o coração de proprietários de empresas de engenharia e de manutenção, para que ofereçam serviços, mão de obra, bem como de representantes de instituições, para que haja oferta de recursos financeiros para a compra de material de construção”, adianta o coordenador do Conselho Pastoral Paroquial (CPP), Bruno Mansani Sad.
A Catedral, um dos principais cartões postais de Ponta Grossa, conta com a sensibilização da comunidade. A Diocese vai abrir uma conta bancária exclusiva para receber doações. Por enquanto, donativos e ajuda pode ser feitos via Secretaria Paroquial e no WhatsApp, pelo (42) 3224-0143.