Terça-feira, 24 de Junho de 2025

Gleisi enaltece decreto de Lula que impede extinção da estatal Ceitec: “Aumenta a relevância do Brasil no mercado global de tecnologia”

2023-11-07 às 14:27
Foto: Divulgação

Um decreto publicado pelo presidente Lula nesta segunda-feira (6) reverte a extinção do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A (Ceitec), empresa pública brasileira que atua em projetos e fabricação de circuitos integrados, chips, módulos e tags de identificação por radiofrequência, para aplicação em diversos segmentos e que teve seu processo de extinção iniciado por Bolsonaro, chegando a demitir ao menos 89 funcionários.

Nas redes sociais, a deputada federal e presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, comemora a decisão de Lula. “A retomada da Ceitec representa uma oportunidade importante para impulsionar o setor de semicondutores, que são essenciais para a maioria dos produtos tecnológicos, mas poucos países dominam. A decisão do presidente Lula de retomar a Ceitec aumenta a relevância do Brasil no mercado global de tecnologia. Isso é construir um Brasil competitivo! Faz o L!”, diz.

“Desenvolvimento, inovação, competitividade e geração de empregos numa tacada só. E o desgoverno Bolsonaro queria deixar a empresa pro mercado privado”, completa Gleisi.

De acordo com nota divulgada pelo Planalto,

O Decreto nº 11.478, de 6 de abril de 2023, excluiu a Ceitec do Programa Nacional de Desestatização (PND) e revogou a sua qualificação no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República (PPI). O novo decreto considera as conclusões do Grupo de Trabalho Interministerial que avaliou o processo de reversão da liquidação da empresa e a retomada de decisões de gestão, atualmente impedidas pela condição jurídica de empresa em liquidação.

Com informações da Secom