Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024

“Necessário e urgente impulsionar a indústria dentro da sustentabilidade”, afirma Vagner Freitas sobre processo de neoindustrialização do Brasil

2023-11-24 às 17:04
Foto: Divulgação

O presidente do Conselho Nacional do SESI, Vagner Freitas, falou sobre o processo de neoindustrialização do Brasil, durante entrevista ao jornalista Leonardo Attuch, para a TV 247, na última semana.

“Hoje tem que ter energia limpa. Se você não tem, não está no futuro. No Brasil, 80% da energia gerada é limpa, porque o Brasil tem rio, vento, chuva, sol e tecnologia”, destaca, comparando que grande parte dos demais países dependem de combustíveis fósseis.

Desta forma, Freitas defende que o processo de neoindustrialização “passa necessariamente pela transição energética”. “Através da discussão da energia eólica, da utilização do etanol e do hidrogênio verde, que é uma tecnologia nova, uma alternativa energética absolutamente limpa, da mais moderna que existe, e que o Brasil tem as pré-condições estabelecidas para ser líder de mercado na questão da conversão do hidrogênio verde em energia para o planeta”, ressalta.

O próximo passo é a regulamentação pelo governo. “O Brasil está em um momento importante quando recebe uma sinalização positiva do governo e do Congresso para aprovação de três medidas importantes, como projeto que regulamenta mercado de carbono, que está na Câmara e já passou pelo Senado; o projeto que inclui o hidrogênio verde e o hidrogênio combustível na Política Energética Nacional; e o projeto de transição energética, também na Câmara dos Deputados. Necessário e urgente impulsionar a indústria dentro da sustentabilidade”, completa.