As cidades de Santos (SP) e do Rio de Janeiro (RJ) podem ter mais de 5% dos seus territórios inundados até o fim do século por conta do aumento do nível do mar, levando em consideração o pior cenário de aquecimento global, de acordo com relatório divulgado nesta terça-feira (28) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pelo Laboratório de Impacto Climático (CIL, na sigla em inglês).
No caso de Santos, o risco é ainda maior que no Rio de Janeiro, com inundação chegando a 5% do território entre 2040 e 2059, e alcançando até 10% em 2100. Segundo o relatório, 73 milhões de pessoas devem ser impactadas pelo aumento do nível do mar em todo o mundo até o final do século.
Esses dados levam em consideração os níveis mais elevados de aquecimento global, que fariam com que 160 mil quilômetros quadrados de terras costeiras fossem inundados em todo o mundo. Se acordo com o levantamento, porém, uma “ação concertada para reduzir as emissões globais e colocar o mundo no caminho certo para limitar o aquecimento abaixo dos 2 graus Celsius” é capaz de preservar 70 mil quilômetros quadrados dessas terras.
Além do Brasil, costas de países da América Latina, África e Sudeste Asiático podem ser impactadas pelo aumento do nível do mar. Mais de 5% de terras de países inteiros e territórios insulares podem ser inundados – é o caso de Bahamas, Ilhas Virgens Britânicas, Ilhas Cayman, Maldivas, Ilhas Marshall, Ilhas Turks e Caicos, Tuvalu e Seychelles.
Veja as cidades que podem ter mais de 5% de seu território inundado até 2100: