Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024

Lula participa de anúncio de investimentos de bancos de fomento para apoiar integração sul-americana

2023-12-07 às 13:45
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta quinta-feira (7/12), a partir das 17h40, do anúncio de uma iniciativa conjunta para fornecer apoio financeiro e técnico a projetos estratégicos, em especial de infraestrutura. A intenção é constituir uma rede de rotas de integração e desenvolvimento sul-americano. O anúncio envolve o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o CAF-Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Banco de Desenvolvimento (FONPLATA) e o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO).

Denominado “Rotas para a Integração”, a declaração conjunta das instituições financeiras será acompanhada também pelo presidente vice-presidente Geraldo Alckmin, além da ministra Simone Tebet (MPO) e do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. O texto é assinado pelo presidente do BNDES, Aloizio Mercadante; do CAF, Sérgio Diaz-Granados; do BID, Ilan Goldfajn; e do Fonplata, Luciana Botafogo, que também estarão presentes.

No evento, as instituições vão informar o montante de recursos que poderá ser disponibilizado para apoiar a integração sul-americana. O foco desta atuação conjunta serão os projetos estratégicos de infraestrutura de integração, incluindo o apoio tanto por meio da disponibilidade de linhas de financiamento como por meio da estruturação de projetos. A iniciativa também poderá promover o financiamento de projetos de integração nas áreas social, ambiental e institucional.

Como responsável pela relação do Brasil com os bancos de desenvolvimento regional, o Ministério do Planejamento e Orçamento participou da articulação da cooperação entre as instituições e apresentou a cada uma delas o relatório do subcomitê de Desenvolvimento e Integração Sul-Americana que, a partir de consulta aos estados fronteiriços e das obras do Novo PAC, identificou cinco rotas de integração. Essas rotas serão, a partir de agora, debatidas com os países vizinhos.

da Agência Gov