Representantes da cidade de Castro, nos Campos Gerais, se reuniram nesta quinta-feira (07) para receber o certificado de adesão da cidade ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Susaf/PR). Entre os participantes esteve o deputado estadual Moacyr Fadel, que apontou que o município “é merecedor porque demonstra continuamente a qualidade sanitária dos produtos oriundos da agroindústria familiar e de pequeno porte”. O parlamentar complementa afirmando: “Com essa certificação em mãos, estamos autorizados a comercializar nossos produtos em todo o território estadual e nacional, levando o sabor e a excelência que só encontramos em produtos que respeitam os mais altos padrões de inspeção”.
Líder do bloco agropecuário na Assembleia Legislativa do Paraná, Fadel destacou o trabalho de várias lideranças para atingir o objetivo. “Castro só recebe esse selo hoje porque houve grande empenho nosso, da Secretaria Municipal de Agricultura de Castro, da Adapar na pessoa do diretor-presidente Otamir Cesar Martins, do secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento Norberto Ortigara e do Presidente do IDER/PR Natalino Avance de Souza”.
Susaf
Criado em 2013 e regulamento em 2020, ele é voltado à agroindústria familiar e a produtores de pequeno porte. Os estabelecimentos interessados em obter o selo Susaf devem seguir os programas de autocontrole, como limpeza, desinfecção e higiene, hábitos higiênicos e saúde dos manipuladores. Além disso, são exigidos a manutenção das instalações e equipamentos, controle de potabilidade de água, seleção de matérias-primas, ingredientes e embalagens, controle de pragas e vetores e controle de temperatura. Também devem contratar profissional habilitado para a industrialização e conservação dos produtos