O médico dermatologista e diretor técnico médico da clínica Inpelle Saúde e Beleza, Dr. Franck Wellington Bobato, esteve no programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,3 para Ponta Grossa e região e 92,9 para Telêmaco Borba), nesta quinta-feira (07) falando sobre o Dezembro Laranja e a Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele.
Leia os principais pontos da entrevista:
A Sociedade Brasileira de Dermatologia, desde 2014, lançou no último mês do ano a campanha do Dezembro Laranja, que tem o intuito de enfatizar “os cuidados e prevenção da exposição solar e tentar mostrar o que o sol pode fazer se a gente não se cuidar”, expõe o médico.
O câncer de pele é o câncer de maior incidência no Brasil, “felizmente a grande maioria deles são casos mais leves (…), mas se não diagnosticado a tempo e corretamente nós podemos ter complicações e alguns casos levar até a morte”, diz Franck.
Tipos de cânceres de pele
Franck conta que existem dois tipos de cânceres de pele de maior incidência. O primeiro é do tipo melanoma, “que são aquelas pintas pretas”, diz o médico. Para diferenciar uma pinta normal de um possível câncer, ele diz que na doença a pinta tem “um crescimento dela muito rápido, um diâmetro geralmente maior que 0,6mm, uma borda irregular; geralmente é assimétrica e geralmente são pintas que têm várias cores na mesma lesão” destaca.
O segundo tipo, são os não melanomas, “que é a grande maioria dos casos, felizmente”, diz Bobato. Para este tipo tem tratamentos simples, mas que se não tratados corretamente pode levar a metástase (reprodução das células cancerígenas e formação de novos tumores) e até mesmo à mutilações.
Prevenção
O médico explica que o que causa o câncer de pele são os raios ultravioletas, e que sua incidência é maior no período das 10 às 16 horas da tarde. Além de evitar a exposição desnecessária, Franck diz para ter o hábito de usar protetor solar. “É uma coisa que não é tão difícil; se nós começarmos a pôr na nossa rotina, nós vamos conseguir fazer isso da maneira correta”, finaliza.
Conheça mais sobre o trabalho do especialista em dermatologia em sua página no Instagram.
Confira a entrevista na íntegra: