Durante depoimento ao Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), nesta quinta-feira (07), o senador Sergio Moro, acabou viralizando nas redes sociais ao cometer um erro de português. O ex-juiz, em determinado momento, se referiu a gastos “com mim”, em vez de “comigo”. Em seguida, Moro volta a errar ao falar “não só mim”.
As declarações renderam memes e comentários na internet. “Como pode ter cursado uma universidade, passado na prova da OAB e para juiz?”, questionou o perfil @Dayse, no X. Outro usuário pontuou o seguinte: “Sabe o que é pior? Não é a primeira vez e nem vai ser a última. Ele abre a boca e se mostra intelectualmente limitado”.
Não é a primeira vez que o ex-juiz chama atenção por seu português. Em novembro, em uma tentativa de criticar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Moro acabou chamando a prova de “Enen”. Na ocasião, o senador apontou que a prova foi “mal redigida”.
Moro já havia chamado a atenção de internautas ao falar “conje” no lugar de “cônjuge” em audiência pública na Câmara dos Deputados enquanto era ministro da Justiça. Na oportunidade, ele afirmou: “A possibilidade, por exemplo, de uma mulher, uma ‘conje’, seja morta pelo seu ‘conje’ …”. Logo em seguida, utilizou “vim” no lugar de “vier”: “Se a mulher, reagindo eventualmente, cometer algum excesso e não ‘vim’ a ser condenada como uma homicida por conta…”. Apoiadores do então ministro do governo Bolsonaro afirmaram que Moro estava sofrendo “preconceito linguístico”.
Outro episódio que viralizou foi quando o senador chamou a cantora francesa Édith Piaf de “Edith Piá”.
Confira no vídeo abaixo o mais recente erro de Sergio Moro:
É analfabeto, como pode ter cursado uma universidade, passado na prova da OAB e para juiz? Tem algo de muito podre na educação e nos concursos de Maringá. 🐷🦆🦤🦂 pic.twitter.com/OREIiCXAHO
— @Dayse🚩🚩🚩 (@DayseDeLuta) December 7, 2023