Terça-feira, 15 de Outubro de 2024

Projeto GGPEL: Alunos e professora de PG são premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática

2023-12-21 às 10:33

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) divulgou nesta quarta-feira (20) o resultado da 18º edição. Os estudantes premiados vão receber um total de 8,4 mil medalhas, sendo 650 ouros, 1.950 pratas e 5.850 bronzes, além de 51 mil menções honrosas. A informação foi divulgada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), promotor da competição. A lista de premiados pode ser consultada aqui.

A olimpíada premia separadamente escolas públicas e particulares e, este ano, dobrou o número de premiações das instituições privadas. Para o diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, este ano, o sabor da olimpíada é ainda mais especial. “Além da premiação nacional, criamos também as premiações estaduais. São muito mais medalhas em todo o Brasil”. Serão distribuídas cerca de 20,5 mil medalhas estaduais.

Serão agraciados ainda professores, escolas e secretarias municipais de Educação que se destacaram pelo desempenho dos alunos. As cerimônias de premiação da 18ª Obmep estão previstas para o próximo ano, em data e local ainda a serem definidos. Este ano, a olimpíada reuniu mais de 18,3 milhões de alunos dos ensinos fundamental e médio. Trata-se da maior competição científica do país. Foram alcançados 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 55 mil escolas participaram do certame.

Ponta Grossa

Alunos e uma professora do município estão entre os premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Confira a lista com nome e escola a qual o estudante faz parte e qual medalha vencida:

Escolas Públicas – Ouro

HECTOR VUITIKA – COL EST CÍVICO-MILITAR JOSÉ ELIAS DA ROCHA – EFM

Escolas Públicas – Bronze

EMANUEL CECATO PACHLA – MEDALHA MILAGROSA, E E – E FUND
LUIS EDHUARDO CARNEIRO K OLIVEIRA – COLARES, C E PROF – E FUND MÉDIO
THEO ASLAN MORAIS ROCHA – MEDALHA MILAGROSA, E E – E FUND
MARIA LUIZA NOGARE GABRIEL DA SILVA – MEDALHA MILAGROSA, E E – E FUND
ADRIAN CHRISTOPHER GUIMARÃES FERREIRA – COL EST CÍVICO-MILITAR JOSE ELIAS DA ROCHA – EFM
SAMUEL ISAIAS DIAS FERREIRA – TRINTA E UM DE MARCO, C E – E FUND MÉDIO
LUCA AVILA RODRIGUES DE OLIVEIRA – CE PROF JOSE GOMES DO AMARAL
DAVI EDUARDO RODRIGUES DE ASSUNÇÃO – MEDALHA MILAGROSA, E E – E FUND
KAUAN HAMURA – POLIVALENTE, C E – E FUND MÉDIO
ISADORA BENVENUTTI LANGER – CENTRO EST EDUC PROF DE PONTA GROSSA
RUAN ENEIAS FERREIRA – CE PROF MENELEU DE ALMEIDA TORRES – ENS FUND MÉDIO E PROFISSIONAL
LUCAS DOS SANTOS – REGENTE FEIJÓ, C E – E FUND MÉDIO E PROF
MARIANA DE MOURA FERNANDES – EPAMINONDAS N.RIBAS, C E DR-E FUND MÉDIO
CARLOS HENRIQUE ARVING – COL EST CÍVICO-MILITAR JOSE ELIAS DA ROCHA – EFM

Escolas Privadas – Prata

IAN DAVI BOLZON ROCHA DE MORAES – ESCOLA ADVENTISTA PONTA GROSSA EIEF
PEDRO KAITO YASUDA – COL PONTAGROSSENSE-EDUC INF ENS FUND ENS MED
HENRIQUE GALVAN CALÇADA – COLÉGIO ELITE TALES DE MILETO – EIEFM
BENJAMIN FINGER ROCHA – COL NEO MASTER ED INFANTIL ENS FUND E MÉDIO
FELIPE MANDALOZZO TEBCHERANI – COL NEO MASTER ED INFANTIL ENS FUND E MÉDIO

Escolas Privadas – Bronze

TOMÁS SAMOILENKO POLACHINI – ESCOLA SANTO ÂNGELO
LUCAS GALVAN CALÇADA – COLÉGIO ELITE TALES DE MILETO – EIEFM
RAFAELA KROLOW BANDEIRA – COLÉGIO SAGRADA FAMILIA
WALTER VIEIRA NETO – INTEGRAL PLUS C

Jeanine Alves de Oliveira, do Colégio Medalha Milagrosa, foi a única professora da cidade a ser premiada na Olimpíada.

Abrindo portas

O estudante Kevin Neves Ramos Badaro, 14 anos, do ensino fundamental da Escola Municipal Mariano Ferreira de Nazareth, localizada em Domingos Martins (ES), tem duas participações na Obmep, sendo uma no ano passado, com medalha de bronze, e a outra da edição de 2023, em que faturou o ouro. “Quando vi que tinha ganhado medalha de ouro, fiquei muito feliz mesmo”. Kevin contou que pretende continuar participando da olimpíada e que buscará sempre dar o seu melhor, “porque virão outras medalhas de ouro ainda”. Ele não tem certeza se vai cursar matemática no ensino superior. “Eu sou muito bom em matemática, mas a área da computação e da informática é muito boa hoje em dia. Estou pensando nisso, mas ainda não tenho certeza.”

Os medalhistas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) com aulas avançadas para seu desenvolvimento acadêmico. Os participantes de escolas públicas recebem R$ 300 para integrar o programa. A bolsa é concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) teve o valor reajustado em 200% este ano.

Impa Tech

A novidade deste ano é que medalhistas do nível 3 (ensino médio) na Obmep e em outras quatro olimpíadas de conhecimento poderão concorrer a uma vaga no Impa Tech, primeiro curso de graduação do instituto. As inscrições para o bacharelado em matemática da tecnologia e inovação estão abertas até 28 deste mês neste endereço eletrônico. O curso será uma qualificação de excelência para os estudantes entrarem de forma efetiva no mercado de tecnologia e inovação. O processo seletivo destina 20% das vagas para alunos com ótimo desempenho na prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O edital pode ser acessado aqui.

O coordenador-geral da Obmep, Claudio Landim, destacou que conquistar uma medalha na Obmep pode abrir as portas de uma universidade para os estudantes premiados. “Algumas das melhores universidades brasileiras têm admitido alunos baseados exclusivamente no seu desempenho em olimpíadas, como é o caso da recém-criada graduação do Impa, o Impa Tech.”

Marcelo Viana informou que o Impa Tech será iniciado em 2024. A graduação do instituto reserva 80% de suas vagas para medalhistas das olimpíadas. “Quem ganhou medalha do nível 3 [ensino médio] já pode solicitar o seu certificado para se candidatar ao Impa Tech”, indicou.

Olimpíada

Criada pelo Impa em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a Obmep é promovida com recursos dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do fundamental ao 3º ano do ensino médio, a competição contribui para estimular o estudo da matemática e identificar jovens talentos da disciplina.

Outro objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, permitindo que um maior número de alunos brasileiros tenha acesso a material didático de qualidade.

com informações da Agência Brasil