Segunda-feira, 14 de Outubro de 2024

Conversas Culinárias D’P: Pumpkin pie, por Juliano Komay

2024-01-05 às 11:30
Foto: Reprodução

Você sabe de onde vem o costume de servir sobremesa após as refeições? Esse hábito corriqueiro não é tão antigo quanto se pensa. Antes do século XV, não havia uma ordem que determinasse em que momento cada prato da refeição deveria ser servido, já que nos grandes palácios da Antiguidade a mesa era posta em forma de banquete, e tudo o que era preparado, desde carnes a doces e frutas, era servido à mesa ao mesmo tempo. Dessa forma, cada convidado escolhia a ordem para degustar os preparos apresentados.

Foi com Catarina de Médici, italiana que influenciou a história da gastronomia, que muitos dos costumes alimentares da época se modificaram. Após casar-se e mudar-se para a França, levou com ela diversos livros de receitas e os seus próprios cozinheiros, que aos poucos introduziram na cultura francesa o uso de talheres e os doces como sobremesa, por exemplo.

Como festejamos o dia de Halloween recentemente, vou indicar uma receita relacionada ao tema, mas não uma receita tradicional, e sim uma deliciosa torta de abóbora. Muito comum nos Estados Unidos, ela é cheia de especiarias, levemente adocicada e perfeita para todas as ocasiões. A “pumpkin pie”, ou torta de abóbora, é um prato muito consumido por lá, principalmente em datas como o Dia de Ação de Graças (comemorado em novembro).

Embora não tenhamos o hábito de comemorar a data, a abóbora faz parte do cardápio dos brasileiros há muito tempo, seja em preparações salgadas, como no tão conhecido quibebe, seja no doce de abóbora que saboreamos nas festas juninas.

Para essa receita, eu usei um pouco de cardamomo e pimenta da Jamaica, além da tradicional canela e noz-moscada, para realçar o sabor da abóbora e reduzir o açúcar. Como sugestão, pode-se acrescentar um pouco de coco ralado à receita, mas só depois de processar tudo, para manter a textura do coco em contraste com a maciez da abóbora.

RECEITA
Massa:
360gr de farinha de trigo
80gr de manteiga
80gr de banha
80ml de água

Misture a banha, a manteiga e a farinha em um recipiente e acrescente água aos poucos, até conseguir uma massa lisa e uniforme. Deixe a massa repousar por 30 minutos. Preencha uma forma de torta com uma camada fina e deixe na geladeira repousando enquanto prepara o recheio.

Recheio:
400gr de abóbora assada
2 ovos
1 gema
40gr de açúcar
40gr de açúcar mascavo
100ml de creme de leite fresco
½ colher de chá de canela
1 pitada de noz-moscada
1 pitada de pimenta da Jamaica moída (opcional)
Sementes de 3 cardamomos moídas (opcional)

Asse a abóbora por 50 minutos em forno a 220°C até ficar bem macia e então espere esfriar. Processe todos os ingredientes juntos e despeje a mistura sobre a massa previamente refrigerada. Leve ao forno a 180°C por 45 minutos ou até que o recheio esteja firme e dourado. Coloque um pouco de chantilly ou sorvete e bom apetite.

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #299