Foi publicada em Diário Oficial do Município de Ponta Grossa, nesta semana, a lei 14.959, de 4 de janeiro de 2024, que denomina “Cine-Teatro Ópera Fernando Durante” o atual Cine-Teatro Ópera. A denominação foi decretada em sessão extraordinária da Câmara Municipal de Ponta Grossa, em 18 de dezembro de 2023, a partir de propositura do vereador Daniel Milla e demais pares (Projeto de Lei 467/2023) e sancionada pela prefeita Elizabeth Schmidt na quinta-feira (4).
Na justificativa do projeto de lei, o propositor defende a homenagem a Fernando Durante pelos serviços prestados no setor cultural ponta-grossense, com destaque para sua participação na criação de eventos que fazem parte da identidade local, como o Festival Universitário da Canção (FUC) e do Festival Nacional de Teatro (Fenata), que existem há mais de quatro décadas.
Mais do que idealizador, Durante foi participante ativo desses eventos, tendo ganhado prêmios como melhor ator (1978) e melhor espetáculo infantil (1981), no Fenata. O homenageado também foi o criador do “Sexta às Seis” e participou da criação e planejamento da primeira München Fest.
Desde a juventude, participou ativamente do campo cultural ponta-grossense, como locutor de rádio, narrador de corridas a cavalo no Jockey Club e como produtor de eventos. Também foi ator, diretor de teatro, apresentador e colunista. O publicitário faleceu em Ponta Grossa em 6 de abril de 2021, aos 63 anos, vítima de complicações da covid-19.