A Polícia Militar do Paraná (PMPR) desarticulou a quadrilha responsável por invadir e explodir uma agência bancária na cidade de Diamante d’Oeste, município paranaense de pouco mais de 5 mil habitantes, vizinho a Matelândia, município que fica no extremo-oeste, às margens da BR-277 e próximo à fronteira com a Argentina. Uma ação coordenada pela PMPR resultou na prisão de pelo menos quatro pessoas na manhã deste sábado (6). A explosão da agência ocorreu durante a madrugada de sexta (5).
Ainda na sexta-feira, um veículo Jeep/Grand Cherokee se evadiu de uma equipe da Polícia Militar (14ºBPM/Choque), o que fez com que as buscas fossem intensificadas naquela região. Posteriormente, o veículo Grand Cherokee foi localizado pela Polícia Militar em uma propriedade rural entre Missal e Ramilândia, estava na propriedade um indivíduo com extensa ficha criminal e com mandado de prisão em aberto, pelos crimes de homicídio e furto qualificado. No sítio, ainda foram localizadas armas e outro veículo Toyota/Corolla que possivelmente foi utilizado na ação.
A Polícia Militar passou a fazer buscas em outras duas propriedades denunciadas anonimamente e
matas daquela região.
Foram apreendidas 11 armas de fogo e vários carregadores, os dois veículos (Cherokee e Corolla); vestimentas usadas pelos criminosos e explosivos. – em quantidade a ser apurada pelo Esquadrão Antibombas.
Sob coordenação do major Divonsir, a operação com as equipes Choque (6º BPM e 14º BPM); Rotam (6º BPM e 19º BPM); Agência Local de Inteligência (ALI – P/2) – 6º BPM, 14º BPM e 19º BPM; Batalhão de Polícia da Fronteira (BPFRON/Cobra); Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e Batalhão de Operações Especiais (BOPE), na localidade de Linha Jacutinga, no município de Missal, às 6h da manhã de sábado (6) resultou em seis prisões.
Também foram apreendidos um veículo; explosivos (metalon); um fuzil M4 automático (556); quatro pistolas (9mm); duas espingardas calibre 12; três revólveres (357, 32, 38); quatro carregadores alongados (9mm); cinco carregadores de pistola (9mm); cinco carregadores de fuzil (556); 109 munições calibre 12; 150 munições calibre 556; 158 munições calibre 9mm; seis munições calibre .38; cinco munições calibre .357; três rádios; R$ 867 em espécie; um documento falso; uma marreta e um vergalhão.
Na sexta-feira (5), durante a ação criminosa, foi acionado o Plano de Defesa Territorial do 19º Batalhão de Polícia Militar. O plano é resultado de um estudo minucioso das possíveis rotas de fuga de criminosos nas cidades sob responsabilidade do 19º BPM, além de ações repressivas e estratégicas que são adotadas pelos policiais militares de toda a região.
Graças a este estudo e planejamento, foi possível o acionamento de várias unidades policiais militares instantaneamente, o que resultou com a fuga dos criminosos antes de conseguirem acessar os caixas eletrônicos da agência atacada. E ainda, a prisão e apreensão de materiais neste sábado (6), no período de flagrância. Além do planejamento detalhado, todas as unidades da PMPR fizeram no ano de 2022 exercícios simulados, o que garantiu o melhor treinamento e preparo para o enfrentamento da situação.
Um dos presos é um homem de 37 anos, nascido em Céu Azul, mas morador de Matelândia. Neste sábado (6), ele estava de posse da Cherokee usada para fugir da PM no dia anterior. Estava com mandado de prisão em vigor pelos crimes de homicídio qualificado, homicídio simples e furto qualificado. O homem estava com monitoração eletrônica desde outubro de 2022, porém, em agosto de 2023 rompeu a tornozeleira eletrônica, durante uma tentativa de prisão pela Polícia Militar. Consequentemente, foi expedido novo mandado de prisão para que ele cumpra a pena em regime mais rigoroso (semiaberto), pelo prazo de 21 anos e 9 meses. O homem tem passagens por homicídio
qualificado, roubo, associação criminosa, homicídio simples, roubo agravado e furto.
O segundo detido neste sábado (6) tem 30 anos e estava de posse de uma espingarda calibre 12. Sua ficha criminal inclui porte e ilegal de arma de fogo, receptação formação de quadrilha, roubo, posse ilegal de arma de fogo, fuga da prisão e descumprimento de monitoração eletrônica.
O terceiro capturado tem 52 anos e foi preso neste sábado (6) com quatro pistolas, uma espingarda calibre 12, um
fuzil cal.556×45, um revólver, diversas munições de calibre 12GA e de calibre 556 x 45, diversos carregadores de fuzil 556 e de pistolas e dois artefatos explosivos.
O quarto detido neste sábado (6) tem 55 anos e estava de posse de uma pistola 9mm e um revólver.
Desde o momento do acionamento do Plano de Defesa Territorial do 19º BPM pela PMPR, as demais forças de segurança pública estiveram no local, auxiliaram com informação, buscas, perícias, entre outras ações. A PMPR contou com o apoio da Polícia Civil (PCPR), Polícia Científica, Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Informações: PMPR