Segunda-feira, 14 de Outubro de 2024

Advogado Elizeu Kocan orienta consumidores sobre ‘armadilhas’ em promoções

2024-01-09 às 16:00

No início do ano as lojas de varejo costumam promover grandes liquidações, com ofertas que chamam a atenção dos consumidores. Porém, é preciso ficar atento para não cair em possíveis armadilhas, é o que afirma o advogado Elizeu Kocan, em entrevista ao Programa Manhã Total, desta terça-feira (9), transmitido pela Rádio Lagoa Dourada FM (105.9 FM para Ponta Grossa e 92.9 FM para Telêmaco Borba).

Kocan orienta os consumidores a acompanharem o preço dos produtos antes destas promoções, ou até mesmo buscar na internet quais os preços praticados pelas demais empresas, “porque tem muita armadilha nesse meio”. “A dica é pesquisar bastante, sair de casa com uma lista pré-determinada do que quer comprar, para não comprar no impulso, até porque tem o super endividamento das famílias brasileiras, a gente tem que tomar cuidado com isso”, alerta.

Outra recomendação é atentar-se aos prazos de troca e garantia praticados por cada loja. “Por mais que o produto esteja numa liquidação ou promoção, ou produtos de mostruário que tenham algum defeitinho, como uma geladeira que tem um risco ou amassadinho, se constar na nota que ela está com essa avaria, isso não prejudica o funcionamento da geladeira, tem o aceite de quem comprou. A loja vende por um preço mais em conta. […] Mas se ele levou a geladeira com essa avaria, mas deu um problema no motor, aí a loja tem que dar a garantia como se fosse um produto sem liquidação”, explica.

Já para compras efetuadas pela internet, existe a política de arrependimento do consumidor, ou seja, o comprador pode se arrepender da compra e fazer a devolução em até sete dias após o recebimento do produto.

Confira a entrevista completa: