Em entrevista ao Programa Manhã Total, transmitido pela Rádio Lagoa Dourada FM (105.9 FM para Ponta Grossa e 92.9 FM para Telêmaco Borba), desta terça-feira (9), Valderes Aparecida Cardozo, responsável pela captação de doadores do Hemonúcleo de Ponta Grossa falou sobre as principais dúvidas que envolvem a doação de sangue.
Como a finalidade de um banco de sangue é sempre ter um estoque pronto para atender os pacientes e demais emergências, Valderes explica que a equipe trabalha diariamente na captação e conscientização da população, para que não falte nenhum tipo de sangue no município. “Todos ainda não têm consciência sobre a doação de sangue, a gente precisa fazer um trabalho continuado com as pessoas. São ‘N’ motivos que precisam de doação. A gente está tentando, faz palestras, para que faça essa conscientização”, relata. “Todos nós somos suscetíveis a precisar de doação de sangue”, completa.
Valderes explica que o tempo de cada doação é de cerca de 40 minutos a uma hora. A quantidade de sangue depende do IMC (peso e altura) de cada doador, mas em média são 450 ml. Todo o material utilizado na coleta é seguro, esterilizado, de uso único e descartável. Além disso, ao término da doação, o doador recebe um lanche.
Homens podem doar sangue a cada 60 dias (no período de um ano até quatro doações) e mulheres em um intervalo de 90 dias (no período de um ano até três doações).
Quem pode doar?
Pessoas entre 16 e 69 anos completos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal). Além disso, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 51 kg na balança do Hemepar, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação).
Como agendar a doação de sangue?
Para realizar uma doação de sangue é necessário agendar o dia e o horário, com antecedência, por meio do site do Hemepar. Clique aqui.
A partir desse ano, o Hemonúcleo de Ponta Grossa vai atender o público todo segundo sábado de cada mês, desde que não seja feriado. Em janeiro, os horários para agendamento já estão esgotados.
Também no mês de janeiro, o Hemonúcleo montou um posto de coleta de sangue no Hospital Universitário Regional da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG). A coleta de doações acontece entre 08h e 11h e interessados devem fazer agendamento online.
Carteirinha de doador
Segundo Valderes, a carteirinha de doador, que dá direito a meia entrada em eventos, shows, espetáculos e até isenção do pagamento de alguns concursos públicos, é enviada em até cinco dias após doação, diretamente no e-mail de cada doador. Se não for enviada, basta entrar em contato com o WhatsApp 3223-1616, com nome e data de nascimento.
Confira a entrevista completa: