Na manhã desta sexta-feira (19), o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, recebeu em seu gabinete a visita do prefeito de Boa Vista da Aparecida, Leonir Antunes dos Santos, que recentemente assumiu a presidência do Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná (Consamu). A reunião contou com a presença do secretário municipal de Saúde de Londrina, Felippe Machado.
Durante o encontro, as autoridades conversaram sobre suas experiências na área de gestão da saúde municipal. Anteriormente, como parte de sua agenda na cidade, Santos havia visitado a sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
De acordo com Marcelo Belinati, essa troca de conhecimentos é muito positiva e enriquecedora para os gestores públicos em suas funções.
“Desejo muito sucesso ao prefeito Leonir e à equipe do Consamu, que é um consórcio de grande relevância na região de Cascavel, pois abrange 43 municípios e atende uma população de mais de 1 milhão de habitantes. Hoje, eles vieram fazer uma visita técnica ao nosso Samu regional, já que têm o objetivo de implementar uma base ampla e moderna que dê condições aos servidores do Samu de Cascavel e região para atender da melhor forma possível as pessoas”, salientou.
O prefeito de Boa Vista da Aparecida, Leonir Antunes dos Santos, agradeceu ao secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, e ao prefeito Marcelo Belinati pela oportunidade de fazer essa visita.
“Assim como o Samu de Londrina tem a sua sede própria, o Consamu de Cascavel e região também precisa ir nessa direção, pois hoje temos gastos com aluguel que, no fim do ano, acabam representando um custo significativo. Durante a nossa visita de hoje, ficamos muito satisfeitos por poder conhecer o Samu de Londrina, que é um dos melhores e mais organizados do país. Fomos muito bem recebidos pela equipe, e com toda a certeza saímos daqui com bons exemplos para levar para Cascavel e a região oeste do Paraná”, destacou.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, a pasta está viabilizando um termo de cooperação técnica voltado ao compartilhamento de informações relevantes com o Consamu.
“Em um primeiro momento, nós iremos fornecer todos os dados do projeto arquitetônico ao Consamu, para que eles consigam implementar uma sede nos moldes da nossa. E, por outro lado, a equipe do Consamu já se colocou à disposição para nos auxiliar na implantação do serviço de motolância. Nós estamos iniciando a aquisição de motos, que serão acrescentadas à frota do Samu de Londrina, e Cascavel é pioneira nessa iniciativa há muitos anos. Eles já contam com essa estrutura, por isso, nós vamos fazer essa troca de experiências, de modo que quem vai ganhar é a população de Londrina, de Cascavel e das respectivas regiões”, frisou.
da assessoria