Quarta-feira, 16 de Outubro de 2024

Ponto de Vista: Helio Wirbiski comemora sucesso de ações para atrair veranistas para litoral paranaense

2024-01-27 às 20:11
Foto: Gilson Abreu/AEN

Com exclusividade ao Ponto de Vista, programa apresentado por João Barbiero na Rede T de rádios do Paraná, na manhã deste sábado (27), o secretário de Estado do Esporte, Helio Wirbiski, abordou o Verão Maior Paraná e a boa temporada que o litoral paranaense observa na estação, na virada de 2023 para 2024.

Ele frisa que o governador Ratinho Junior tem investido, desde o primeiro mandato, na melhoria de infraestrutura para o litoral, somando investimentos de mais de R$ 1 bilhão entre a “engorda” da praia de Matinhos e a ponte em Guaratuba, por exemplo. “Mas só o investimento em infraestrutura não movimentaria o litoral da forma que o governador imaginava, ou seja, a fim de atrair turistas, veranistas e dividendos para o litoral, afinal, fomentando a economia, é assim que ele quer atrair pelo menos 30% do público que vai para [o litoral de] Santa Catarina”, pondera. Nas últimas duas décadas, uma parcela significativa dos paranaenses que costumavam ir às praias do nosso litoral trocaram a temporada de veraneio em Matinhos e Guaratuba por Balneário Camboriú, Itapema, Bombinhas, entre outros pontos do litoral norte catarinense.

“O Esporte já fazia a Operação Verão, um pouco tímida, e nós reforçamos muito isso para que a população, o turista, o veranista tenha seus 10 dias de tranquilidade no litoral. Mas o governador inovou, trazendo os grandes shows para cá, também”, disse. Na semana passada, por exemplo, o litoral recebeu shows gratuitos de Luan Santana, com 136 mil espectadores em Caiobá, e É o Tchan, com público de 42 mil pessoas, em Pontal do Paraná.

Matinhos ainda recebe, nesta temporada, em fevereiro, shows com Pixote (2), Simone Mendes (3), Amado Batista  e Trio Parada Dura (16), Raça Negra (17), Zé Felipe (23) e Zezé Di Camargo e Luciano (24).

Em Pontal do Paraná, a agenda de shows inclui: Chiclete com Banana (2), Dudu Nobre (3), Matogrosso e Mathias (16), Amado Batista (17), Henrique e Diego (23) e Zé Felipe (24).

“Formou-se um círculo virtuoso do Turismo, da Cultura, fomentando a economia e também com o trabalho de toda a Comunicação. O Cleber [da Matta] trouxe a cobertura da Band nacional para que esses shows sejam transmitidos em âmbito nacional. Isso tudo aumentou em 30% ou 40% o público do litoral. As associações comerciais, os empresários e comerciantes, todos estão muito satisfeitos, porque desde o ambulante, todos estão faturando muito”, diz.

Wirbiski salienta o reforço da segurança pública no litoral para que os turistas aproveitem a temporada com tranquilidade. “Foram seis meses planejando e estamos colhendo resultados. Estamos atenciosos, porque o público é muito grande e estamos tomando todos os cuidados para que todo mundo fique tranquilo e tenha seus momentos de alegria, protegidos pelo Estado”, salienta.

Conforme Wirbiski, a diferença em relação aos anos anteriores era que as ações se limitavam a uma ou outra pasta e, agora, o Verão Maior Paraná é uma ação coordenada, planejada e organizada por todo o Governo do Paraná. “Tomamos o cuidado de fazer isso de uma forma que o veranista venha aqui, saia satisfeito e volte no ano que vem”, ressalta.

Confira a entrevista na íntegra

Ponto de Vista

Apresentado por João Barbiero, o programa Ponto de Vista vai ao ar semanalmente, aos sábados, das 7h às 8h, pela Rede T de Rádios do Paraná.

A Rádio T pode ser ouvida em todo o território nacional através do site ou nas regiões abaixo através das respectivas frequências FM: T Curitiba 104,9MHz;  T Maringá 93,9MHz; T Ponta Grossa  99,9MHz; T Cascavel 93,1MHz; T Foz do Iguaçu 88,1MHz; T Guarapuava 100,9MHz; T Campo Mourão 98,5MHz; T Paranavaí 99,1MHz; T Telêmaco Borba 104,7MHz; T Irati 107,9MHz; T Jacarezinho 96,5MHz; T Imbituva 95,3MHz; T Ubiratã 88,9MHz; T Andirá 97,5MHz; T Santo Antônio do Sudoeste 91.5MHz; T Wenceslau Braz 95,7MHz; T Capanema 90,1MHz; T Faxinal 107,7MHz; T Cantagalo 88,9MHz; T Mamborê 107,5MHz; T Paranacity 88,3MHz; T Brasilândia do Sul 105,3MHz; T Ibaiti 91,1MHz; T Palotina 97,7MHz; T Dois Vizinhos 89,3MHz e também na T Londrina 97,7MHz.