Professores e professoras da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) terão dias de aprendizado e troca de experiências, de 05 a 09 de fevereiro. A Semana de Formação Docente, promovida pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), terá palestras, oficinas, rodas de conversa e relatos de práticas exitosas na docência. Com foco na curricularização da extensão e inteligência artificial, as atividades acontecerão no Campus Central e Uvaranas.
“Estamos muito ansiosos com a retomada da Semana de Formação Docente, num cenário sem pandemia, com calendário acadêmico ajustado e as melhores expectativas para um ano desafiador”, relata o pró-reitor de Graduação, professor Miguel Archanjo de Freitas Júnior. O evento irá debater os desafios da consolidação da curricularização da extensão. “Esta é uma das maiores propostas de transformação do ensino superior nas últimas décadas, por isso precisamos conversar, trocar experiências, ouvir outras pessoas, ouvir o que os nossos professores estão fazendo, suas dúvidas e sugestões”. Miguel acredita que os professores irão aderir massivamente à iniciativa, “pois todos estão ávidos por informações e formações”.
O evento inicia às 08h de segunda-feira (05), com a palestra ‘Extensão universitária: fundamentos e perspectivas para a curricularização’, com Flavi Ferreira Lisbôa Filho, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Grande Auditório da UEPG Central. A terça-feira (06) será dedicada a oficinas. A quarta-feira (07) traz a palestra ‘Propostas de ensino para efetivação da inclusão no ensino superior’, com a professora Rosana Casagrande, além de roda de conversa com os professores. Quinta-feira (08), será dia de relatos de práticas exitosas na curricularização da extensão com os setores de conhecimento. O último dia de evento (09) será reservado aos colegiados e departamentos.
Para a coordenadora do Programa de Docência no Ensino Superior na UEPG, professora Graciete Tozetto Góes, o evento é necessário para que os docentes tragam assuntos para reflexão e troca de experiências. “A curricularização da extensão é ainda um desafio e uma construção, que envolve docentes na graduação e na pós-graduação. Por esta razão, a palestra de abertura trata da temática e também os relatos de experiência”, enfatiza.
Além do tema central, a Semana também abordará educação inclusiva, tecnologias e ensino superior, planejamento de ensino e metodologias. “A expectativa é contar com boa parte dos professores, demonstrando o interesse e a valorização das atividades docentes no contexto universitário”. A professora destaca que o objetivo é atender a demanda por formação docente, para a melhoria da qualidade do ensino na instituição. “Estamos cuidando dos últimos detalhes e muito animados para receber nossos colegas e iniciar o ano letivo com entusiamo e boas energias”, completa.
Toda a programação e link para inscrição das oficinas está disponível aqui.
da UEPG