Sábado, 12 de Outubro de 2024

Escultor ponta-grossense produz estátua em homenagem a ex-prefeito de Ibaiti

2024-02-01 às 14:30

Nesta quinta-feira (01), a cidade de Ibaiti, no norte pioneiro do Paraná, acontece a inauguração do primeiro heliponto da região. O local receberá o nome do ex-prefeito Luiz Carlos Peté dos Santos, morto em 2020, aos 70 anos, e servirá como ponto de pouso e decolagem de helicópteros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o que permitirá maior agilidade na transferência de pacientes. A inauguração contou com diversas autoridades da região. Além do nome, o heliponto contará com uma estátua do ex-prefeito, que comandou o município por dois mandatos. E a imagem tem mãos de um ponta-grossense.

Construída pelo escultor Fábio Bechinski, a estátua é em tamanho real e foi modelada em resina de fibra de vidro. Ao D’Ponta News, o artista conta que levou quatro meses para finalizar a obra. “Ela foi modelada em 3D no computador para antes eu ter uma aprovação e depois ser produzida. Foi um trabalho bem legal, bem diferente do que a gente está habituado a ver”, conta.

O início do projeto se deu quando Ricardo Cersosimo, da RSC Construtora e Incorporadora, entrou em contato com Fábio. “Isso é uma coisa que eu acho muito legal, ver que as cidades de fora valorizam os artistas ponta-grossenses de uma maneira que a nossa própria Prefeitura ou nosso próprio setor de artes não valoriza Foi uma coisa muito legal ver que a gente é reconhecido e respeitado por outras cidades”, diz. O escultor complementa afirmando que Ponta Grossa poderia valorizar mais seus próprios artistas. “Eles preferem chamar artistas de fora para fazer monumentos que não passam sensibilidade artística nenhuma para as pessoas. E os que estão aqui e que deveriam ser reconhecidos, não só a mim, mas tantos outros artistas que estão aqui na cidade, não têm esse reconhecimento por parte do setor cultural da nossa Prefeitura, é lamentável”.

Entre as dificuldades encontradas, Fábio afirma que o tempo foi a principal. “Tinha pouco tempo para produzir e finalizar. A maior dificuldade foi na última semana. Eu comecei a trabalhar na finalização da peça, acabamento e pintura, no domingo e terminei na sexta-feira. Foram dias de trabalho direto. De domingo até sexta eu dormi só cinco horas, estava dormindo uma hora por dia para poder correr e entregar dentro do prazo.

Não é a primeira vez que o trabalho de Fábio é reconhecido fora do Paraná. Ele trabalhou na produção e pintura do busto da personagem utilizada pela Disney e Seda durante lançamento da linha de produtos para cabelos ‘Juntinhos’, que busca empoderar crianças negras e enaltecer seus cabelos crespos e cacheados – clique aqui para conhecer mais do trabalho do ponta-grossense na ação. O trabalho de Fábio Bechinski pode ser conferido através de seu Instagram – clique aqui para conferir.