Domingo, 12 de Janeiro de 2025

‘O Cubo Mágico’ realiza 10 apresentações em instituições socioeducativas e comunidades quilombolas de PG

2024-02-02 às 08:51

O espetáculo ‘O Cubo Mágico’, da Cia LevAr-te, encerrou o ano de 2023 com 10 apresentações de teatro-musical realizadas em instituições para crianças com deficiências, instituições socioeducativas e em comunidades quilombolas de Ponta Grossa. O projeto, que teve a produção da Estratégia Projetos Criativos e o patrocínio do Palladium Shopping Center de Ponta Grossa e Unimed Ponta Grossa, buscou valorizar os artistas ponta-grossenses através da criação de roteiro e músicas originais.

Na trama, o público pode acompanhar quatro personagens principais, cada um representando um símbolo musical, em sua missão de espalhar música e alegria nos lugares escolhidos pelo Cubo Mágico. Juntos, o som, o ritmo, a harmonia e a melodia envolvem as crianças e adolescentes no universo teatral e demonstram a importância da música, além de tratar temas como amizade, união e o respeito às diferenças. O espetáculo somou um público de 650 pessoas e foi apresentado na APAE, APADEVI, APACD, APROAUT, APAM, Casa do Menor Irmãos Cavani, Núcleo Promocional Pequeno Anjo e Associação Beneficente Lua Nova. Também receberam a apresentação as Comunidades Quilombolas Sutil e Santa Cruz.

Para Leandro Wenglarek, proponente do projeto, a peça é importante pois decide conversar diretamente com crianças, principalmente aquelas que recebem pouca ou nenhuma atividade cultural e artística em seus espaços de convivência. “Eu fiz parte desse público de instituição socioeducativa e eu, como criança, ficava muito feliz quando nós recebíamos outras pessoas, grupos de dança, grupos de música, grupos de teatro, nos dando a oportunidade de visualizar coisas que podemos ser, que a criança pode ser. Eu acho que esse é o pontapé inicial para que essas crianças tenham esse entendimento de que a arte também demanda de estudo, de sonhos e de interesse”.

Além da peça, o público também pode ter contato com o cenário, figurino e os artistas, o que promove a inclusão das crianças com deficiências através do tato, outros estímulos sensoriais e a adaptação e descrição do texto e ações. “É um desafio, mas a gente sabe que eles ficam muito felizes ao participar do espetáculo”, comenta Leandro.

O espetáculo tem roteiro assinado por Leandro Wenglarek, Mariele Zanin e Hildney Thomas; direção de Michella França; direção musical e composições de Leandro Wenglarek; produção musical da Ladeira Estúdio; figurinos de Aparecida Wenglarek e Amanda Nass; cenário de Hildney Thomas; maquiagens de Kezia Linhares; assistência de produção de Kevin Braga; fotografias de Jonas Boita; identidade visual de Alisson do Nascimento e produção executiva de Eduardo Godoy. O elenco é formado por Alfredo Netto, Amanda Nass, Leandro Wenglarek e Mariele Zanin. ‘O Cubo Mágico’ é um projeto aprovado pelo PROMIFIC – Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura, gerido pela Prefeitura de Ponta Grossa, Secretaria Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural.

da assessoria