Direto de Brasília, em bate-papo exclusivo ao Ponto de Vista, programa apresentado por João Barbiero na Rede T de rádios do Paraná, na manhã deste sábado (3), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, destaca a ferramenta de transparência das ações do governo junto aos municípios, o Comunica BR. O site apresenta dados de políticas públicas, acessível por qualquer cidadão, de forma intuitiva. “Já é o site mais acessado do governo federal”, frisa.
“Qualquer pessoa pode colocar no Google: ‘Comunica BR’ e acessar o site. Nesse site, você escolhe a cidade, qualquer cidade do Brasil, e abre em tempo real, todas as ações, todos os investimentos e todas as realizações do governo federal naquela cidade”, explica. Pelo site, é possível verificar se o município possui médicos atuantes pelo programa Mais Médicos; montante recebido para a Saúde, para a merenda escolar; se o município aderiu ao programa de escola em período integral; contratos do PRONAF; crédito agrícola; quantas casas vão ser construídas naquele município pelo Minha Casa, Minha Vida, além de uma série de outros dados.
“O mais interessante é que você pode clicar em cima e gerar um card na hora. Você dá um clique e pode distribuir [esse card] no grupo de WhatsApp da família ou pode publicar onde você quiser”, diz. Se preferir, o cidadão pode gerar um relatório geral da cidade, com todos os investimentos do governo federal realizados na cidade. “Essa é uma ferramenta poderosa para a fiscalização, não só de transparência”, afirma. Pimenta acredita que a ferramenta pode auxiliar também aos municípios de menor porte a se inteirar e a acessar projetos e programas do governo federal.
Conforme o ministro, o Comunica BR tem sido bastante utilizado por radialistas, em entrevistas a autoridades locais e regionais, até mesmo para conferir a aplicação de recursos encaminhados para os municípios pelo governo federal, como, por exemplo, para a realização de cirurgias eletivas.
Para alimentar essas informações no Comunica BR em tempo real, foi desenvolvido um sistema que envolve o Ministério da Gestão, a Casa Civil, o Gabinete do Presidente e a SeCom. “É um sistema grande, que é atualizado todos os meses e tem que ser muito preciso. Uma coisa que tenho pedido muito aos ministros é que eles acompanhem, para checar se a informação que está ali realmente está correta. Vamos pegar como exemplo o Ministério dos Transportes, uma rodovia está sendo executada: nesse mês foi executado tantos % e pago ‘x’. No mês que vem, já é outro número. Então, vamos acompanhando em tempo real”, detalha.
Apresentado por João Barbiero, o programa Ponto de Vista vai ao ar semanalmente, aos sábados, das 7h às 8h, pela Rede T de Rádios do Paraná.
A Rádio T pode ser ouvida em todo o território nacional através do site ou nas regiões abaixo através das respectivas frequências FM: T Curitiba 104,9MHz; T Maringá 93,9MHz; T Ponta Grossa 99,9MHz; T Cascavel 93,1MHz; T Foz do Iguaçu 88,1MHz; T Guarapuava 100,9MHz; T Campo Mourão 98,5MHz; T Paranavaí 99,1MHz; T Telêmaco Borba 104,7MHz; T Irati 107,9MHz; T Jacarezinho 96,5MHz; T Imbituva 95,3MHz; T Ubiratã 88,9MHz; T Andirá 97,5MHz; T Santo Antônio do Sudoeste 91.5MHz; T Wenceslau Braz 95,7MHz; T Capanema 90,1MHz; T Faxinal 107,7MHz; T Cantagalo 88,9MHz; T Mamborê 107,5MHz; T Paranacity 88,3MHz; T Brasilândia do Sul 105,3MHz; T Ibaiti 91,1MHz; T Palotina 97,7MHz; T Dois Vizinhos 89,3MHz e também na T Londrina 97,7MHz.