Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2025

Massa de ar vinda da Argentina elevará temperatura no Brasil

2024-02-05 às 10:06
Foto: José Fernando Ogura

A massa de calor que atinge a Argentina, descrita por especialistas como “domo de calor”, deve se intensificar e avançar por cidades brasileiras ao longo dos próximos dias, segundo previsão divulgada pela MetSul Meteorologia. Como reflexo disso, as temperaturas máximas devem ficar perto ou até acima dos 40ºC, em especial em cidades na região Sul do Brasil.

A MetSul afirma que o fenômeno já afeta o Rio Grande do Sul desde a metade da semana passada, mas deve se prolongar por um “extenso período”. Os próximos dias devem ser marcados por temperaturas altas e acima das médias históricas, caracterizando calor excessivo em diversas regiões gaúchas. A Argentina completa mais de dez dias seguidos com marcas acima de 40ºC.

No sábado, 3, por exemplo, o Rio Grande do Sul registrou as maiores temperaturas até agora durante a onda de calor. De acordo com dados de estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) levantados pela Metsul, as máximas mais altas foram registradas no oeste do Estado

O que é o ‘domo de calor’?

O “domo de calor”, também conhecido como bolha de calor, ocorre quando uma área de alta pressão permanece sobre a mesma região por dias ou até semanas, prendendo ar muito quente por baixo.

As massas de ar quente se expandem verticalmente na atmosfera, criando uma cúpula de alta pressão que desvia os sistemas meteorológicos – como frentes frias – ao seu redor.

leia a matéria completa no Terra