Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025

“As doenças reumáticas afetam todas as idades, apesar de existir uma prevalência em idosos”, destaca o Dr. Marcelo Schafranski

2024-02-15 às 14:27

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta quinta-feira (15), o médico reumatologista, Dr. Marcelo Derbli Schafranski, comentou sobre as doenças reumáticas.

Reumatologia

A reumatologia é a especialidade que diagnostica e trata doenças que impactam o sistema muscoloesquelético e o tecido conjuntivo. Eles se localizam nos órgãos e estruturas do corpo como ossos, coluna, músculos, tendões, pele, rins e coração.

“Basicamente os reumatismos são as doenças que causam dor articular, porém não se trata somente delas. Na Classificação Internacional de Doenças [CID], nós temos aproximadamente 150 doenças classificadas como reumatismos”, explica.

“São doenças de variadas fisiopatologias e alguns exemplos são a osteoporose e a artrose. Doenças mais raras como a febre familiar do Mediterrâneo, doença de Still do adulto e vasculites granulomatosas também são consideradas reumatismos, então o termo reumatismo é um ‘guarda-chuva’ que engloba diversas doenças”, complementa.

‘Artrose é o reumatismo mais comum’

A artrose se trata do desgaste da cartilagem que reveste as articulações e segundo o Dr. Marcelo é a doença reumática mais comum. “O termo de consenso hoje é osteoartrite e ela é basicamente uma doença degenerativa das articulações. A partir disso surge o mito de que reumatismo é uma doença de pessoas idosas, pela doença mais comum atingir essa parcela”, pontua.

Ele acrescenta que esse é um mito, porque existem reumatismos que afetam até mesmo o público infantil. “A Artrite Reumatóide Juvenil [ARJ], também chamada de artrite crônica da infância, afeta este público, por exemplo. Existe a doença de Kawasaki, que é rara e pode afetar até mesmo recém-nascidos. Então o reumatismo afeta todas as idades, apesar de ter uma prevalência em idosos”, conclui.

Febre reumática

A febre reumática é uma doença autoimune que ocasiona a inflamação de tecidos no corpo humano e consequentemente dor nas articulações e outros sintomas. “Essa doença é conhecida popularmente como ‘reumatismo no sangue’ e afeta principalmente crianças entre sete e 12 anos de idade”, afirma.

“Ela acontece após a criança desenvolver ou contrair uma amigdalite, causada pelo Streptococcus beta-hemolítico, e o organismo reage erroneamente contra o Streptococcus produzindo anticorpos contra ele, que é o correto, porém eles acabam por atacar alguns órgãos do corpo [entre eles as articulações e o coração]”, acrescenta.

O reumatologista destaca que para prevenir o desenvolvimento de novos surtos de febre reumática naquelas crianças, que apresentam a doença, é necessário fazer um tratamento precoce das amigdalites. “Ela deve ser tratada prontamente para que não se desenvolva essa doença. Inclusive crianças, que recebem o diagnóstico de febre reumática confirmada, devem receber a profilaxia a cada três semanas com benzetacil”, assegura.

Confira a entrevista completa: