Situado na Casa da Memória, o espaço expositivo “Gezellig – A arte do aconchego” representa uma sala holandesa, e seu ambiente aconchegante nos permite vivenciar o significado desta palavra. Felipe Pedroso, responsável pela exposição, explica que “Gezellig é uma expressão em língua neerlandesa, um conceito que não tem uma tradução direta para o português. Esta manifestação cultural incorpora um sentimento de aconchego, conforto, intimidade e convivialidade. Desta forma, o conceito expresso na reprodução da decoração de uma casa holandesa está relacionado a um ambiente acolhedor, confortável e convidativo”.
O cenário, cujo objetivo é transportar o público para a casa da oma (avó em neerlandês), é composto por peças do acervo institucional que foram escolhidas cuidadosamente para reproduzir este ambiente.
Pedroso relata que a identidade da exposição é baseada no “uso de cores quentes e aconchegantes que transmitem uma sensação de calor e conforto. Iluminação suave para criar uma atmosfera acolhedora e relaxante. Tecidos macios e texturas agradáveis, peças e móveis antigos, que tenham uma história e tornam o ambiente original e único, além dos detalhes pessoais que criam uma atmosfera mais íntima e acolhedora”.
Mais informações e agendamento de grupos pelo telefone 42 98433-4639.
do Parque Histórico de Carambeí