Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta terça-feira (27), a fisioterapeuta acupunturista, Márcia Regina Aplevicz Guimarães, falou sobre os benefícios da prática da acupuntura.
Acupuntura
A acupuntura utiliza a aplicação de pequenas agulhas em regiões específicas do corpo, que são chamadas de meridianos. Terminações de fibras musculares, nervos e tendões são encontrados nessas regiões. O objetivo da utilização dessa técnica é ajudar no alívio de tensões, dores e mal-estar do paciente.
“Essa é uma prática milenar, existem registros até mesmo da Idade da Pedra e no Oriente ela já existe há cerca de 5 mil anos. Ela é muito ampla e pode ser trabalhada em qualquer área que o paciente necessita”, afirma Márcia.
‘A acupuntura é muito ampla’
A acupunturista pontua que varia de estética até problemas de saúde as áreas que essa terapia auxilia. “Nós podemos trabalhar a estética, a parte muscular, o estresse, a oncologia, reumatismos e afins. Então é muito amplo o trabalho que fazemos com a acupuntura”, ressalta.
“A acupuntura utiliza as agulhas [nos pontos específicos do corpo], porém também é possível realizar a acupressão, que trabalha com a pressão nos pontos, e existem mais de 700 pontos”, acrescenta.
Acupuntura oncológica
Márcia ressalta que durante o processo da acupuntura oncológica, o objetivo é que os pacientes não percam o ciclo das quimioterapias. “Ela tem, por vezes, ciclos de 15 em 15 dias ou de 21 em 21 dias, de acordo com o protocolo de cada pessoa e do tipo de câncer que ela tem. A gente realiza a terapia nos pontos sistêmicos que a pessoa possui por todo o corpo e também o laser ILIB”, pontua.
O ILIB atua no enriquecimento do metabolismo do paciente através de uma ação anti-inflamatória, melhorando a circulação e sistema imunológico com incremento do trofismo celular. “Ele é um laser que é irradiado na artéria radial, diretamente no sangue da pessoa, para que se espalhe por todo o sistema corporal do paciente”, explica a acupunturista.
Trabalho específico para cada pessoa
Muitas pessoas procuram o serviço da acupuntura para melhorar o sistema imunológico e cada caso específico é tratado de uma forma, segundo Márcia. “Nós realizamos uma avaliação para ver como o paciente está, porque geralmente ele já traz todos os exames junto para que eu saiba como está a sua parte fisiológica e orgânica”, afirma.
Ela ressalta que após esse processo são realizadas mais algumas avaliações para identificar o que aquele paciente realmente precisa. “Nós identificamos 28 tipos de pulso que estão ligados a órgãos e vísceras, de acordo com yin e yang. A partir disso identificamos o que precisamos melhorar no paciente”, finaliza.
Serviço
A fisioterapeuta atua no Espaço Terapêutico Gilmar e Márcia, localizado na R. Dr. João Cecy Filho, 565 – Uvaranas; e o telefone para contato é: (42) 3226-0423.
Você também pode conferir os seus conteúdos através do instagram.
Confira a entrevista completa: