Quinta-feira, 10 de Outubro de 2024

Câmara Municipal vota PL que altera nome da Avenida Vicente Machado para ‘Corina Portugal’

2024-02-28 às 08:53
Foto: D’Ponta News

A Câmara Municipal de Ponta Grossa vota, na sessão ordinária desta quarta-feira (28), o Projeto de Lei número 51/2023, que altera para ‘Corina Portugal’ o nome da Avenida Vicente Machado, no Centro da cidade.

De autoria da vereadora Josi Kieras do Mandato Coletivo do PSOL, o projeto prevê a mudança da nomenclatura no trecho entre a Avenida Visconde de Taunay e a rua Benjamin Constant. Para a parlamentar, a alteração é uma forma de homenagear Corina Portugal, jovem que foi assassinada pelo próprio marido, Alfredo Marques Campos, em 26 de abril de 1889, em Ponta Grossa. “Para justificar o fato, disse a todos que o fizera para ‘lavar’ a honra, porque Corina o tinha traído com o seu amigo, doutor João Menezes Dória, deputado provincial e adversário político de Vicente Machado”, afirma a vereadora na justificativa do PL.

Vicente Machado, figura que dá nome a uma das principais avenidas do município, também era deputado provincial na época e advogado de defesa de Campos.

Túmulo de Corina Portugal no Cemitério Municipal São José, em Ponta Grossa. Foto: Divulgação/Secretaria de Cultura

“Corina Portugal foi sepultada no Cemitério Municipal São José. Muitas pessoas recorrem à ela para fazerem pedidos e graças, onde sua simples sepultura sempre está coberta com flores frescas e velas acesas. É vista por muitos ponta-grossenses como santa, mesmo que não-canônica, pois apesar de acreditar-se que ela realiza milagres, ainda não foi reconhecida pela Igreja Católica”, justifica a vereadora.

O prazo para entrada em vigor da lei é de um ano pois, segundo o PL, “permite aos comerciantes localizados neste logradouro um período para todas as adaptações necessárias”.

A sessão ordinária inicia às 14h e pode ser acompanhada presencialmente, no plenário da Câmara Municipal, ou por meio de transmissão nas redes sociais. Se aprovado em primeira discussão, o projeto segue para segunda votação e, na sequência, ainda deve passar pela sanção da prefeita.

Clique aqui e confira o PL na íntegra