Quinta-feira, 10 de Outubro de 2024

Prisão de Bolsonaro seria justa para 50% dos brasileiros, e injusta para outros 39%, diz pesquisa

2024-02-28 às 14:13

De acordo com uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest, entre os dias 25 e 27 de fevereiro, 50% dos brasileiros consideram que seria “justo” prender o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em meio às investigações da Polícia Federal sobre a articulação de um golpe de Estado, ocorrida em 2022.

Enquanto isso, 39% consideram que seria “injusto”, e 10% não souberam ou não responderam. O levantamento ouviu 2 mil eleitores por meio de entrevistas presenciais, e mediu a percepção dos brasileiros sobre o ato realizado por aliados do ex-presidente na Avenida Paulista.

Segundo o levantamento, mesmo um em cada dez eleitores que dizem ter votado em Bolsonaro no segundo turno das eleições de 2022 concorda que seria justo ele ser detido, enquanto 82% rejeitam. Entre os eleitores de Lula, naturalmente, o resultado se inverte: 79% veem justiça em uma eventual prisão, e 12% veem injustiça.

O levantamento ainda mostra que 39% dos entrevistados consideram que Bolsonaro está sofrendo uma perseguição. Por outro lado, 53% dos brasileiros dizem que isso não está acontecendo, enquanto 7% não souberam ou não responderam. O mote da injustiça foi o principal tema nos discursos feitos na Avenida Paulista no último domingo (25).

Leia a matéria completa do Estadão