Quinta-feira, 10 de Outubro de 2024

PL que altera nome da Avenida Vicente Machado é retirado para vistas

2024-02-28 às 16:12
Foto: CMPG/Divulgação

A Câmara Municipal de Ponta Grossa retirou para 15 dias de vistas o Projeto de Lei 51/2023 que altera o nome da Avenida Vicente Machado para ‘Corina Portugal’. O pedido para retirada foi feito pelo vereador Daniel Milla (PSD) e recebeu 13 votos favoráveis e três contrários. Este período será utilizado para realização de audiência pública e discussão do PL junto à sociedade e posterior a isso deve retornar para apreciação da Casa de Leis.

Durante a discussão na Câmara, Milla destaca que uma mudança como esta traria muitos prejuízos para a população, especialmente os comerciantes e pessoas que moram na avenida. “Acredito que o projeto não está maduro, Josi do Coletivo, para que possamos votar. De antemão sou contrário à mudança da denominação da via, mas eu gostaria de pedir vistas para esse projeto, para que a população discuta e veja o que é bom ou não para a cidade de Ponta Grossa”, diz.

Joce Canto (Podemos) diz que este é o momento de discutir com os comerciantes, “mas como mulher, como defensora das mulheres, esse primeiro feminicídio que teve repercussão, hoje nós podemos fazer essa reparação histórica e como defensora da mulher acredito que precisamos debater com a sociedade”, pontua.

Outros vereadores como Isaías Salustiano (PL), Maurício Silva (PSDB), Pastor Ezequiel Bueno (Avante), Missionária Adriana (SD) e Leandro Bianco (Republicanos) se manifestaram contrários ao PL. “Trocar o nome da Avenida Vicente Machado que é conhecida desde 1920 em Ponta Grossa, é a nossa principal Avenida. Como vamos fazer com todas as matrículas de imóveis ali localizadas? Como vamos fazer com o custo dos contratos sociais?”, questiona.

“Nós não temos nada a ver com o erro lá de trás. Não é uma questão de arrumar erro, isso foi em mil oitocentos e pouco, não tem que arrumar nada. Nós não somos juízes, estamos julgando o tal do Vicente Machado, não estamos aqui para fazer isso”, diz Pastor Ezequiel.

Homenagem a Corina Portugal

No início da sessão ordinária, a vereadora Josi Kieras do Mandato Coletivo do PSOL, autora do PL, utilizou a tribuna para explicar quem foi Corina Portugal e indagou os demais parlamentares. “Quando temos a oportunidade de reparar um erro histórico, pensamos em burocracia e no que os comerciantes vão pensar? […] Vamos, na tarde de hoje, lavar a honra de Corina Portugal, vamos recuperar aquilo que foi retirado dela há mais de 100 anos, a sua honra. Não existe momento mais propício do que isso”, diz.

O projeto prevê a mudança da nomenclatura no trecho entre a Avenida Visconde de Taunay e a rua Benjamin Constant. Para a parlamentar, a alteração é uma forma de homenagear Corina Portugal, jovem que foi assassinada pelo próprio marido, Alfredo Marques Campos, em 26 de abril de 1889, em Ponta Grossa. “Para justificar o fato, disse a todos que o fizera para ‘lavar’ a honra, porque Corina o tinha traído com o seu amigo, doutor João Menezes Dória, deputado provincial e adversário político de Vicente Machado”, afirma a vereadora na justificativa do PL.

Vicente Machado, figura que dá nome a esta que é uma das avenidas principais do município, também era deputado provincial na época e advogado de defesa de Campos.

“Corina Portugal foi sepultada no Cemitério Municipal São José. Muitas pessoas recorrem à ela para fazerem pedidos e graças, onde sua simples sepultura sempre está coberta com flores frescas e velas acesas. É vista por muitos ponta-grossenses como santa, mesmo que não-canônica, pois apesar de acreditar-se que ela realiza milagres, ainda não foi reconhecida pela Igreja Católica”, justifica a vereadora.