Quinta-feira, 10 de Outubro de 2024

“No ano passado atendemos mais de 450 mil CNPJs únicos no Paraná”, ressalta o gerente regional do Sebrae/PR

2024-02-29 às 14:21

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta quinta-feira (29), o gerente regional e a consultora do Sebrae/PR, Joel Franzim Junior e Gabriela Cipriano, comentaram sobre a capacitação realizada com os empresários.

Sebrae/PR

Desde 1972, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) tem como objetivo apoiar empreendedores a alcançarem todo o seu potencial, através de palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e diversas soluções empresariais.

No Paraná, o Sebrae conta com sete regionais e 26 escritórios. A instituição chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento ao Empreendedor, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados.

“Nós viemos aumentando cada vez mais o número de atendimentos. No ano passado atendemos mais de 450 mil CNPJs únicos no Paraná, então é um número bastante relevante”, ressalta Joel. “Para cada CNPJ único nós atendemos no mínimo três vezes o cliente, então já dá pra se ter uma ideia do movimento que existe nos escritórios do Sebrae”, complementa.

Atendimento

O gerente explica que o Sebrae realiza o atendimento desde o empreendedor que está pensando em abrir o seu próprio negócio até aquele que já está estabelecido no mercado.

“Dessa forma trabalhamos com todos os empresários e empreendedores que solicitem o nosso serviço. Além desse grupo nós também atendemos os estudante, então nós realizamos o atendimento para alunos desde o primeiro ano do ensino médio até a universidade”, afirma.

Incubadoras de empresas

Além dos apoios técnico, gerencial, administrativo e mercadológico a incubadora possibilita parcerias e oportunidades para o empreendedor, proporcionando grande chance de expansão e crescimento.

Joel pontua que o Sebrae também presta o auxílio para as incubadoras de empresas. “Nós atuamos nas incubadoras empresariais, que são aquelas mais tradicionais que não possuem base tecnológica, e também nas tecnológicas, que são aquelas portadoras de futuro com bases tecnológicas”, assegura.

Capacitação 

O gerente aponta que uma boa gestão é muito importante para que o negócio tenha sucesso, então é necessário que o gestor passe por uma capacitação para ‘aprender a ser empresário’.

“As empresas quebram por problema de gestão, porque o empresário conhece tecnicamente o seu negócio. Um exemplo é um marceneiro que sabe colocar em prática o seu conhecimento, mas é necessário que ele passe por uma capacitação de gestão para aprender a ser empresário e não quebrar a sua empresa”, pondera.

Gabriela explica que o Sebrae possui o objetivo de atender ao seu público e realizar esse trabalho de capacitação. “Nós possuímos diversas frentes que variam desde a Educação Empreendedora até a parte de gestão e liderança. A partir disso, nós trabalhamos com a imagem e o atendimento na parte dos clientes empresariais”, destaca.

A consultora também pontua que existem muitas pessoas que querem empreender, mas precisam desse auxílio e de uma capacitação para colocar em prática as suas ideias. “Elas precisam dessa capacitação para ter o entendimento do que é ser empresário, de como lidar com isso e de fazer a gestão básica”, ressalta.

Serviço

Você pode conhecer mais sobre o serviço prestado pelo Sebrae/PR através do site.

Confira a entrevista completa: