A OrganoZero Compostagem é atualmente a maior unidade de Compostagem dos Campos Gerais e fica localizada na cidade de Ponta Grossa-PR. O empreendimento, que já opera há mais de 10 anos com a produção de condicionadores de solos, passa agora a oferecer a venda do produto para produtores rurais, visando a melhoria das características físicas e químicas do solo e, consequentemente, o aumento da produtividade.
O empreendimento, que opera de maneira 100% automatizada, recebe diversos materiais de origem orgânica e realiza, por meio de um processo controlado, a compostagem (utilização de micro-organismos para degradação biológica, como fungos e bactérias), resultando em um material rico em matéria orgânica, limpo, uniforme e com grande capacidade de retenção de água.
Como funciona a compostagem?
A compostagem ocorre por meio de um processo biológico de degradação da matéria orgânica. Ou seja, os microrganismos, como fungos e bactérias, transformam as matérias-primas em um novo material, o Composto. Portanto, o processo de compostagem transforma passivos e rejeitos em um produto de alto valor agregado, que permite devolver ao meio ambiente os nutrientes e elementos dele retirados, fechando, desta forma, o ciclo da sustentabilidade.
O processo produtivo da unidade de compostagem começa com a recepção, onde todo material recebido é pesado e identificado. Em seguida, são formadas pilhas (chamadas de leiras) onde ocorrerá a degradação. Após a estabilização e término do processo, que pode durar até 60 dias, o material segue para o peneiramento e, mediante aprovação das análises de controle de qualidade, o produto final segue para aplicação nas mais diversas culturas agrícolas.
Vítor Borsato, Diretor de Negócios da OrganoZero explica: “Todas as etapas visam garantir que o ciclo de vida seja completo e os materiais orgânicos possam voltar à natureza, fornecendo novamente ao solo os nutrientes dele retirados”.
Condicionador de solo
A OrganoZero tem investido na produção de condicionadores para vários tipos de solos, especialmente para a agricultura. Esse material é conhecido por ser largamente utilizado para correção de solos fracos ou rasos, proporcionando o aumento da camada fértil, maior capacidade de retenção de água em períodos de estiagem, bem como melhora a aeração e porosidade.
O produto é disponibilizado a granel. O condicionador de solo produzido na unidade é classificado como Físico-químico Classe A, conforme o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Os parâmetros de garantia incluem a capacidade de troca de cátions (CTC) de 200 mmolc/kg e capacidade de retenção de água (CRA) de 60%.
Melhorias e diferenciais
A utilização do composto orgânico traz aumento na produtividade de solos agrícolas, através da melhoria da capacidade de retenção de água, fornecimento de micronutrientes e também a melhora nas características físicas e químicas do solo, e nos últimos anos, registrou excelentes resultados em questão de produtividade das áreas aplicadas, tendo inclusive demonstrado os benefícios e vantagens da utilização desse material.
Sua aplicação se dá através do uso da calcareadeira ou aplicador de fertilizante, pois o material é sólido, seco e homogêneo.
Sobre a OrganoZero
Caso queira conhecer a OrganoZero Compostagem e solicitar mais informações, acesse: www.organozero.com.br. Siga também as empresas no Facebook, Instagram e LinkedIn, e fique por dentro de novidades.
da assessoria