Durante bate-papo exclusivo ao Ponto de Vista, programa apresentado por João Barbiero na Rede T de rádios do Paraná, na manhã deste sábado (09), o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Celso Pansera, diretamente de Brasília, falou sobre o funcionamento da Finep.
Finep
A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), é uma empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas, sediada no Rio de Janeiro. A empresa é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
“Eu fiz parte da equipe de transição do governo Lula e durante esse processo surgiu o convite para eu presidir a Finep”, afirma Pansera. “A grosso modo a Finep é o BNDES da ciência, porque enquanto eles cuidam da infraestrutura nós cuidamos da ciência. Se você entrar em uma universidade e lá tiver uma estrutura de pesquisa, ali tem o Finep. Em muitas fábricas existem verbas da Finep para a modernização de equipamentos, treinamento de funcionários etc.”, acrescenta.
Como buscar auxílio da Finep
O empresário que quer entrar em contato com a Finep, para buscar a melhoria da produção dos seus serviços prestados através da tecnologia, pode fazer isso de diferentes formas. “Se o empresário for paranaense, por exemplo, ele pode ir à Fomento Paraná, ao BRDE [Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul], à Cresol, à Sicoob ou ao Sicredi e ter acesso aos recursos da Finep”, afirma o presidente. “São recursos muito generosos, devido à mudança realizada pelo Lula sobre a taxa de juros, então a Finep faz o empréstimo hoje a 1,8% ao ano. Após acrescentar a taxa do banco, que fará o gerenciamento e cobertura do risco, a taxa vai virar entra 4 e 4,5% ao ano, então é muito abaixo da inflação. Este é um projeto para modernizar e inovar as empresas e produtos oferecidos”, complementa.
Celso pontua que a financiadora já existe há 57 anos e atua nessa busca constante em auxiliar as empresas na modernização. “A Finep é intensiva nessa busca por auxiliar as empresas, inclusive realizando aplicações em projetos que podem dar errado, porém se derem farão com que exista uma mudança na realidade”, pondera.
Micro e pequenas empresas
Segundo Pansera, as micro e pequenas empresas têm muitas oportunidades de inovar através do Finep. “Somente no ano passado o BRDE emprestou aproximadamente R$ 600 milhões da Finep, sendo que muitos desses empréstimos foram realizados para micro e pequenas empresas, e a Cresol emprestou mais de R$ 200 milhões para cooperados dela”, ressalta.
Confira a entrevista completa:
Apresentado por João Barbiero, o programa Ponto de Vista vai ao ar semanalmente, aos sábados, das 7h às 8h, pela Rede T de Rádios do Paraná.
A Rádio T pode ser ouvida em todo o território nacional através do site ou nas regiões abaixo através das respectivas frequências FM: T Curitiba 104,9MHz; T Maringá 93,9MHz; T Ponta Grossa 99,9MHz; T Cascavel 93,1MHz; T Foz do Iguaçu 88,1MHz; T Guarapuava 100,9MHz; T Campo Mourão 98,5MHz; T Paranavaí 99,1MHz; T Telêmaco Borba 104,7MHz; T Irati 107,9MHz; T Jacarezinho 96,5MHz; T Imbituva 95,3MHz; T Ubiratã 88,9MHz; T Andirá 97,5MHz; T Santo Antônio do Sudoeste 91.5MHz; T Wenceslau Braz 95,7MHz; T Capanema 90,1MHz; T Faxinal 107,7MHz; T Cantagalo 88,9MHz; T Mamborê 107,5MHz; T Paranacity 88,3MHz; T Brasilândia do Sul 105,3MHz; T Ibaiti 91,1MHz; T Palotina 97,7MHz; T Dois Vizinhos 89,3MHz e também na T Londrina 97,7MHz.