Terça-feira, 08 de Outubro de 2024

Ápice da onda de calor ocorre entre esta quinta (14) e sexta (15)

2024-03-14 às 10:58
Foto: Reprodução

A terceira onda de calor do ano deve durar até a próxima semana e seu ápice deve ocorrer entre esta quinta-feira (14) e o sábado (16), de acordo com os meteorologistas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), cinco estados devem registrar temperaturas máximas 5°C acima da média: Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Mas por que essa previsão configura uma onda de calor? O que é o fenômeno? A onda de calor é um fenômeno meteorológico que acontece quando uma determinada região registra temperaturas muito acima da média por uma sequência de dias.

No geral, os meteorologistas estabelecem que, para o fenômeno se configurar, as temperaturas precisam ficar ao menos 5ºC acima da média por um período de cinco dias ou mais. Já o Inmet define uma onda de calor quando há um aumento de 5ºC na temperatura em relação à média mensal, independentemente da quantidade de dias de duração.

As ondas de calor são comuns de acontecerem no fim da primavera, com a aproximação do verão. Mas, nos últimos anos, esse fenômeno tem se tornado mais comum.

Ponta Grossa

Em Ponta Grossa, a temperatura deve atingir os 30ºC nesta quinta-feira (14) e 31ºC nesta sexta (15) e sábado (16). A previsão indica pancadas de chuva isoladas de sábado apróxima quarta-feira (20).

do g1