Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2025

Em entrevista exclusiva durante passagem pelo Paraná, Alckmin comemora bom momento do Governo Federal

2024-03-20 às 13:40
Foto: Divulgação/Fiesp

Em entrevista exclusiva ao comunicador João Barbiero nesta quarta-feira (20), o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que o Paraná e o Brasil vivem um bom momento. “Se você pegar a inflação que era 5,7%, baixou para 4,6%. O Risco Brasil que estava em 258 baixou para 128. O dólar que estava em 5,40 caiu para 5. O desemprego, que chegou a 14%, caiu para 7,8%. Caiu o desemprego, o dólar, os juros, que ainda são altos, mas estão caindo, e isso vai ajudar a economia esse ano. Quando cai a inflação e cresce a economia, melhora a renda dos trabalhadores. Foi o melhor ganho de renda desde o Plano Real, desde 1995. Acho que é um bom momento. Com a queda da taxa de juros a economia deve crescer ainda mais”, adianta.

Ainda de acordo com o vice-presidente, a tendência é que os índices melhorem. “À medida que o risco Brasil é a metade, dos 258 cai para 128, você melhorou tudo e tem mais investimentos no país”. Alckmin aponta também que o câmbio estável auxilia nas exportações, o que proporcionou o recorde de US$ 340 bilhões atingido em 2023.

O vice-presidente veio a Curitiba para acompanhar o balanço de investimentos da Itaipu Binacional e o lançamento de novos convênios. Além de Alckmin, estiveram no evento diversas autoridades, como o diretor-geral da Itaipu, Enio Verri, os deputados federais Gleisi Hoffmann, Aliel Machado, Luciano Ducci, Zeca Dirceu, e o presidente da Associação dos Municípios do Paraná, Edimar Santos. “É uma satisfação [estar na solenidade] porque é um dia de conquista. Itaipu é uma das maiores hidrelétricas do mundo, energia limpa renovável, importantíssima, e fazendo uma boa parceria com investimentos em meio ambiente, turismo sustentável, infraestrutura, responsabilidade social e de maneira descentralizada através dos municípios”, pondera Alckmin

Impostos

Durante a entrevista, o vice-presidente também falou sobre os benefícios da reforma tributária. “Ela desonera completamente o investimento porque acaba a cumulatividade e desonera totalmente a exportação. Para um estado exportador como o Paraná impulsiona a economia”, afirma.

O ministro destaca ainda que há perspectiva de crescimento para a indústria. “Ontem o Congresso aprovou um projeto do presidente Lula que nós preparamos que é a depreciação superacelerada, ou seja, vai estimular a indústria, trocar máquinas, modernizar, investir, ter melhor produtividade. O governo reduz o imposto de renda de pessoa jurídica e a contribuição social sobre o lucro líquido para incentivar a troca de máquinas”, aponta.

Ainda na questão de melhorias para a população, Alckmin falou sobre a questão envolvendo o trabalho de motoristas de aplicativo. “O que o governo objetivou na questão dos aplicativos é que eles [motoristas] tenham seguridade social, ou seja, amanhã eu trabalho no aplicativo, não tenho carteira registrada, como que vou me aposentar? Como é que fica minha seguridade social? Não é criar vínculo empregatício, mas você se preocupar com o futuro, se preocupar que ele possa ter a seguridade social”, defende.

Ações no campo da educação também foram tema durante a conversa: “Os grandes desafios, por exemplo, na educação cada vez mais o município tem uma participação maior. O ensino infantil, a creche, a pré-escola, a criança já entra no primeiro ano praticamente alfabetizada. Escola de tempo integral é prioridade absoluta. O Pé-de-Meia, que foi lançado pelo presidente Lula, porque você tem quase 500 mil jovens que abandonam o ensino médio por ano, é para estimular o jovem para que ele conclua o ensino médio. Expandir o ensino técnico, o jovem sai com dois diplomas, diploma do médio e uma formação técnica profissional que lhe permita maior empregabilidade”.

Itaipu

Ao falar sobre o trabalho realizado pela Itaipu Binacional, Alckmin ressaltou que é uma satisfação acompanhar o trabalho que a empresa, através de seu diretor-geral brasileiro, Enio Verri, e o presidente Lula têm realizado diretamente nas cidades. “Como ex-prefeito que fui, o governo local é muito importante. A gente fica muito feliz porque o presidente Lula tem dado prioridade aos municípios, seja na educação, saúde, Minha Casa, Minha Vida, PAC Seleções, saneamento básico. A Itaipu fazendo uma boa parceria na área de meio ambiente, turismo sustentável, responsabilidade social e infraestrutura”, diz. Em complemento, o vice-presidente afirma que “valorizar o governo local beneficia a população. Governo mais perto prioriza melhor, aplica melhor o dinheiro público. Os grandes desafios, por exemplo, educação, cada vez o município tem uma participação maior”.

Confira abaixo a entrevista na íntegra: