Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta quarta-feira (20), o delegado da Receita Federal, Demétrius Soares, comentou sobre o trabalho do órgão e a declaração do Imposto de Renda de 2024.
Aproximação da Receita Federal com a sociedade
A Receita Federal é o órgão responsável pela administração dos tributos federais e o controle aduaneiro no Brasil. Além disso, ela também atua no combate à evasão fiscal, ao contrabando, descaminho, contrafação e ao tráfico de drogas, armas e animais.
Demétrius explica que o órgão tem buscado uma maior aproximação com a sociedade nos últimos anos. “Em breve, nós vamos constatar mudanças significativas até mesmo no linguajar utilizado com a sociedade. A Receita Federal está trabalhando com uma linguagem simples para que se aproxime mais do contribuinte e não fique presa somente à linguagem técnica”, afirma.
O delegado aponta que já é possível observar na página da Receita Federal que existe um relacionamento mais ‘amigável’ com o contribuinte. “Os próprios programas que são disponibilizados para os contribuintes têm sempre mecanismos de busca, além de serem aprimorados todos os anos com a finalidade de se tornarem mais amigáveis”, destaca.
Imposto de Renda de 2024
O prazo de entrega do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) em 2024 começou em 15 de março e vai até 31 de maio. A Receita Federal divulgou no dia 06 de março as regras para a declaração do IRPF, com ano-base 2023. A expectativa da Receita é de receber 43 milhões de declarações. Em 2023, foram recebidas 41.151.515 declarações.
O programa gerador da declaração do Imposto de Renda no computador está disponível para download desde o dia 20 de fevereiro na página da Receita na internet. Quem optar por dispositivos móveis, como tablets ou smartphones, poderá baixar o aplicativo ‘Meu Imposto de Renda’ nas lojas Google Play, para o sistema operacional Android, e App Store, para o sistema operacional iOS.
“Nós observamos que cerca de 75% dos contribuintes ainda prefere o programa gerador, em que é necessário baixá-lo e fazer o preenchimento. Eu acredito que isso se deve a uma questão cultural”, assegura o delegado. “72,8% das declarações transmitidas até agora foram pelo programa gerador, enquanto 11,6% foram por dispositivos móveis e 15,6% diretamente pela página da Receita Federal”, acrescenta.
Declaração pré-preenchida
Demétrius pontua que a principal mudança que a Receita Federal vem tentando implementar é no sentido de o contribuinte utilizar a declaração pré-preenchida. Fazendo essa opção você inicia com diversos campos já preenchidos. As informações de rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais são importadas da declaração do ano anterior, do carnê-leão e das declarações de terceiros, como fontes pagadoras, imobiliárias ou serviços médicos, por exemplo.
“Esse modelo facilita muito a vida do contribuinte, porque primeiramente ele traz para a sua declaração todas as informações que a Receita Federal já possui. Com isso, se reduz o risco de ele cair na malha fiscal e também diminui muito o tempo que ele dedicará ao preenchimento da declaração”, ressalta. “Em 2023, 24% dos contribuintes utilizaram a pré-preenchida e, em 2024, a Receita espera que cerca de 40% utilize essa opção”, finaliza.
Serviço
A sede da Receita Federal em Ponta Grossa se localiza na Av. Visc. de Taunay, 1051 – Ronda; e o telefone para contato é: (42) 9 9151-2933.
Confira a entrevista completa: