A Prefeitura de Ponta Grossa realiza nesta quinta-feira (21) o IV Fórum Municipal dos Direitos da Mulher. O evento acontece no Grande Auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e contará com palestras inspiradoras, debates envolventes e oportunidades incríveis de networking. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Ponta Grossa e da UEPG.
De acordo com Camila Calisto Sanches, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e organizadora do evento, o 4º Fórum Municipal dos Direitos da Mulher tem como um dos objetivos a definição dos membros das entidades não governamentais para sua composição do Conselho.
“Contamos com um Conselho Paritário que está muito ativo e que vem conquistando espaços, principalmente no orçamento. Ao final do ano passado, conseguimos, junto com a gestão, um recurso de R$ 185 mil, vinculado ao Fundo Estadual de Direitos das Mulheres”, conta Camila.
Quanto às discussões do Fórum, Camila comenta que serão debatidas demandas do município, como por exemplo o que são políticas públicas para as mulheres e como fazer um plano municipal.
“A intenção é terminar esta edição do Fórum com uma organização, com uma equipe, com as conselheiras, com a rede de enfrentamento, para que a próxima missão da rede e do Conselho seja a criação do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres”, explica.
“Contaremos ainda com um painel sobre a questão da invisibilidade do trabalho da mulher na economia do cuidado, uma pauta que está em alta na mídia atualmente, e posteriormente um workshop com todas as pessoas presentes para explicar como que funciona a rede de enfrentamento”, disse Camila, que salienta que o Fórum tem o objetivo de ser participativo, sendo um fomento da rede de enfrentamento, trazendo a comunidade para o debate.
A secretária municipal da Família e do Desenvolvimento Social, Tatyana Belo, comenta que o Mês da Mulher é um momento importante para o aprendizado, bem como para acontecerem discussões sobre o papel da mulher na sociedade atual. “Não apenas sobre o presente, mas também pensarmos o futuro das mulheres, visando contemplar a igualdade e o empoderamento feminino. O debate e as reflexões de hoje impactarão nas próximas gerações de mulheres”, finaliza Tatyana.
da assessoria