Domingo, 06 de Outubro de 2024

Ortopedista ressalta importância de acompanhamento profissional para prática de atividades físicas

2024-04-04 às 14:32

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta quinta-feira (04), o médico ortopedista, Dr. Rafael Pançan de Biaggi, comentou sobre o acompanhamento profissional para praticantes de atividades físicas.

Formado pela Universidade Severino Sombra, o especialista possui experiência no tratamento de lesões ligamentares, meniscais e condrais. Ele acompanha e trata lesões em atletas, tendinopatias e bursopatias, além de realizar tratamento cirúrgico e conservador de artrose de joelho.

‘A população está envelhecendo melhor’

O ortopedista pontua que com os avanços da medicina a população está ‘envelhecendo melhor’. “Com o avanço da medicina somado às práticas de atividades físicas, a população está envelhecendo melhor e com mais saúde. Então nós observamos as pessoas praticando corrida, jogando futebol e outras atividades físicas que contribuem para essa melhora”, afirma.

O Dr. Rafael aponta que é fundamental procurar um acompanhamento profissional antes de começar a praticar uma atividade física. “Alguns pacientes começam a praticar uma atividade sem orientação e, nesse caso, eles podem fazer algum exercício errado e a musculatura não estar preparada para aquele tipo de movimento, ocasionando uma lesão”, explica.

Acompanhamento profissional

Ele destaca que possui três grandes públicos no dia a dia que buscam esse acompanhamento para a prática esportiva com riscos reduzidos de lesão. “O primeiro é o público idoso que já possui um desgaste e quer ter uma qualidade de vida melhor e evitar a dor; o segundo é o atleta de alto rendimento que demanda de um acompanhamento muito específico, porque realiza exercícios muito específicos; e o terceiro é paciente que ficou sedentário por muito tempo e precisa retornar a fazer atividades físicas, então nesse caso nós precisamos fazer uma avaliação maior para ver o seu histórico de lesões e afins”, ressalta.

Importância do alongamento

O especialista assegura que o alongamento é fundamental antes da prática de alguma atividade física. “A fibra muscular precisa ser ativada e quando ela está encurtada tende a doer e incomodar o paciente no dia a dia. O alongamento serve para preparar o corpo para o exercício físico, então uma musculatura alongada gera menos lesões e dor”, afirma. “Além do fortalecimento muscular, o alongamento é fundamental para o bem-estar da população. Nós percebemos que ele tem uma importância muito grande para o relaxamento muscular”, complementa.

Lesões no joelho

As lesões ligamentares, meniscais e condrais são responsáveis pela interrupção precoce da carreira de muitos atletas de alto nível. “A parte dos côndilos do fêmur do joelho é uma superfície redonda e está sobre o planalto tibial que é uma superfície plana, então anatomicamente ele já é uma articulação instável. Com isso, o joelho depende de ligamentos, musculatura e menisco para manter essa estabilidade melhor”, explica.

Ele ressalta que é devido a isso que as leões de joelho geram um impacto tão grande na vida do paciente. “Por isso que lesão de ligamento ou menisco são tão impactantes. Naturalmente a arquitetura anatômica do joelho é instável e é por isso que temos que cuidá-lo tanto”, finaliza.

Serviço

O Dr. Rafael Pançan de Biaggi atende na R. Carlos Osternack, 111 – 3º Andar; e o telefone para contato é: (42) 3026-2680.

Confira a entrevista completa: