A partir das 12h30 desta segunda-feira, dia 08/04, o Observatório Nacional promove uma nova edição do projeto “O Céu em sua Casa: observação remota”.
Nesta edição especial, o ON, em parceria com o Time and Date, Marcelo Domingues, do Clube de Astronomia de Brasília (CASB), David Duarte, do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL) e Usina da Ciência UFAL(AL) de Maceió/AL, fará a transmissão ao vivo do Eclipse Total do Sol, que será visível no México, Estados Unidos e Canadá, além de ser visível como parcial em quase toda a América do Norte e em uma faixa da Europa Ocidental.
A transmissão vai ser feita pelo canal do Observatório Nacional no YouTube e vai mostrar o eclipse em todas as suas fases, em tempo real, graças aos parceiros que estarão localizados onde o eclipse será visto plenamente, dependendo apenas das condições climáticas.
Além de exibir o eclipse, os astrônomos amadores e profissionais que fazem parte do projeto vão conversar com o público sobre astronomia, astrofísica, telescópios e obtenção de imagens astronômicas, como é feito tradicionalmente nas observações públicas presenciais.
Conforme explica a astrônoma do ON, Dra. Josina Nascimento,
“Um eclipse do Sol ocorre quando a Lua fica entre o Sol e a Terra projetando uma sombra sobre a Terra. A sombra mais escura, onde toda a luz solar é bloqueada, é chamada umbra. Em torno da umbra se define a sombra mais clara, a penumbra, onde a luz solar é parcialmente bloqueada. Se o observador está na estreita faixa da Terra atingida pela umbra, ele vai ver o eclipse como total. Se está na área atingida pela penumbra, verá como parcial”.
Segundo informações colhidas pelo Time and Date, o eclipse solar total deste ano de 2024 começará às 12h42, atingirá o máximo às 15h17 e terminará às 17h52 (BRT).
Acompanhe a transmissão abaixo:
do Observatório Nacional