Testemunhar o céu de noite pode ser uma atividade belíssima, mas, às vezes, fazê-lo de dia pode se tornar ainda mais especial. Nesta segunda-feira, 8 de abril, milhões de pessoas estarão preparadas para testemunhar um dos mais raros deleites: um eclipse solar total.
Em situações como essa, a Lua bloqueia perfeitamente o Sol, transformando o dia em quase noite. O eclipse será visível somente para os moradores da América do Norte, mas terá uma amplitude maior do que o comum. O caminho desse eclipse também será quase duas vezes mais amplo (quase 200 km de largura contra apenas 110 km em 2017.
Eclipse raro
A cada 18 meses, um eclipse solar total ocorre em algum lugar da Terra, uma peculiaridade fortuita do Sol, que está 400 vezes mais distante da Terra do que a Lua e é 400 vezes maior.
No entanto, especificamente nessa posição e para esse lugar, esse eclipse será especial. Demorará 20 anos para se repetir, sendo visto apenas novamente em 2044.
Que horas será o eclipse solar total?
O evento começará na costa do Pacífico do México por volta das 16h07 — horário de Brasília —, antes de entrar nos EUA, no Texas.
Onde assistir online ao eclipse solar total?
Como o evento será visto somente pelos moradores da América do Norte, o único jeito de assistir ao eclipse solar total é pela internet. O ObservatórioNacional e a Nasa irão transmitir o evento astronômico. Confira a transmissão ao vivo pelo D’Ponta News a partir das 12h30.
O eclipse solar total começará no Oceano Pacífico Sul e cruzará a América do Norte, passando pelo México, Estados Unidos e Canadá.
da Exame