Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta terça-feira (16), a médica veterinária, Dra. Larissa Armstrong, comentou sobre os riscos de uma alimentação inapropriada para os animais de estimação.
Perigos de alimentos inapropriados
Durante esse período após a Páscoa, os especialistas reforçam para a população que os alimentos inapropriados são prejudiciais para os animais de estimação. “Algumas pessoas querem fazer um agrado para o seu pet e acabam dando um pedaço de chocolate, durante o período da Páscoa, porém ele é extremamente tóxico tanto para o cachorro quanto para o gato”, explica a Dra. Larissa.
A médica veterinária pontua que o chocolate possui a substância teobromina, que é prejudicial para os animais. “Ela é tóxica e o organismo do cachorro não metaboliza, então a substância permanecerá no seu organismo sem que ele consiga eliminá-la. Devido a isso, o animal terá crises de vômito e diarreia”, afirma. “Esses são os sintomas mais leves, porém para um animal de 2 a 3 kg uma barra de chocolate é suficiente para levá-lo a óbito”, pondera.
Produtos próprios para pets
A Dra. Larissa aponta que existem produtos próprios para animais de estimação e podem ser adquiridos nos pet shops. “Esses são produtos bem específicos, que variam entre panetone, ovo da Páscoa, barra de chocolate e afins. Todos eles são produzidos com ingredientes próprios para cães e gatos”, destaca.
Doenças mais comuns
A especialista comenta que os principais problemas de saúde que os pets apresentam atualmente são os dermatológicos, que variam entre dermatites alérgicas, dermatites parasitárias (sarnas), micoses superficiais e piodermatites. “A maioria apresenta problemas de pele, feridas e afins. Isso acontece porque animais de pelo longo possuem predisposição genética para ter problema de pele”, assegura.
Serviço
A Maxiclin Clínica Veterinária e Pet Shop se localiza na R. Joaquim de Paula Xavier, 455 – Estrela; e o telefone para contato é: (42) 3025-6202.
Você pode conferir mais sobre a Maxiclin, através do site e do instagram.
Confira a entrevista completa: