A comitiva contou com 28 produtores e mais de 220 rótulos de vinhos para degustação. O Brasil é o 4º mercado no ranking de importação de vinhos portugueses
O Palácio Garibaldi, em Curitiba, recebeu na última quarta-feira (24) mais uma edição dos Vinhos de Portugal no Brasil. A Vini Portugal é uma organização que representa todo o setor vitivinícola português, foi fundada em 1996 enquanto associação privada sem fins lucrativos, agrupa estruturas associativas e organizações de profissionais ligadas ao comércio, à produção, às cooperativas, aos destiladores, aos agricultores e as denominações de origem. Através da Vini Portugal, a marca Wines of Portugal está presente em 4 continentes e 21 mercados estratégicos. Com um investimento anual superior a 8 milhões de euros, realiza anualmente mais de 100 ações de promoção dos vinhos portugueses, envolvendo mais de 400 agentes económicos nacionais.
Em Curitiba participaram 28 produtores portugueses de 9 regiões diferentes e mais de 220 rótulos para degustação, o evento também contou com uma Master Class para profissionais do vinho. Segundo explicou Sônia Vieira, Diretora de Marketing dos Vinhos de Portugal, a principal missão da Vinhos de Portugal é promover a marca, elevar a identidade, assim como contribuir para o crescimento dos vinhos portugueses e criar condições para que os produtores façam negócios. Muitos dos produtores participam com objetivo de prospectar importadores, como outros que já tem sua importadora, aproveitam o evento para fortalecer a marca e os vínculos com restaurantes, lojas e supermercados no Brasil.
“Temos dados importantes, em 2023 Portugal exportou para o mundo todo € 928 milhões de euros, desse total, € 80 milhões de euros foi para o Brasil, é o nosso quarto maior mercado de exportação, portanto, é de grande relevância e um mercado que sempre surpreende com novos consumidores que têm interesse de saber mais sobre vinho e com certeza elevar o consumo per capita da bebida”, destacou Sônia Vieira que enalteceu a ligação cultural e histórica que o Brasil tem com Portugal sendo de uma mais valia para os vinhos portugueses. A comissão esteve em Florianópolis no dia 22 de abril, em Curitiba no dia 24 e estarão ainda em São Paulo, no Rio de Janeiro e em novembro retornam para o Brasil na ProWine, em São Paulo.