Quarta-feira, 02 de Outubro de 2024

Ana Paula Lima promove Sessão Solene em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes

2024-05-14 às 10:31

A secretária da Primeira Infância, Infância, Adolescência e Juventude e deputada federal Ana Paula Lima (PT/SC) promove, nesta terça-feira (14) uma Sessão Solene na Câmara dos Deputados em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A sessão terá início às 9h no plenário Ulysses Guimarães e contará com a presença da deputada Maria do Rosário (PT/RS), 2ª secretária da Câmara dos Deputados, além da participação de integrantes da Frente Parlamentar de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, parlamentares, membros do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e da sociedade civil.

“Enquanto deputada federal e defensora dos direitos humanos, especialmente dos mais vulneráveis, meu dever é contribuir com esse importante debate. Sabemos que a violência sexual contra crianças e adolescentes é uma realidade que não podemos ignorar, e devemos agir de forma enérgica e coordenada para prevenir, punir e erradicar esse crime abominável”, explica Ana Paula Lima.

Entidades se mobilizam para aumentar conscientização sobre o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. Dia 18 de Maio marca a campanha há 24 anos. Legislações instituíram o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, assim como a Campanha Maio Laranja.

Dados mostram a gravidade do problema no Brasil. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2022 o Brasil registrou quase 75 mil casos de estupro, sendo que 61,4% das vítimas tinham, no máximo 13 anos, quando foram violentadas; e 10,4% menos de quatro anos de idade.

O evento busca não apenas reconhecer a importância da data, mas também promover ações efetivas para combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes em nossa sociedade. A presença de diversas entidades e representantes governamentais evidencia o compromisso coletivo em garantir os direitos e proteger a integridade das nossas crianças e jovens.

Após a Sessão Solene, um ato simbólico com as Flores do Faça Bonito será realizado em frente ao Congresso Nacional, simbolizando o compromisso com a proteção da infância e adolescência.

da assessoria