Quarta-feira, 02 de Outubro de 2024

Câmara Federal presta homenagem aos 50 anos da Itaipu Binacional

2024-05-16 às 11:51
Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

A Câmara Federal realizará uma sessão especial nesta quinta-feira (16), por proposição da deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), para celebrar os 50 anos da Itaipu Binacional. No requerimento, de coautoria de outros parlamentares, Gleisi destaca a magnitude da usina, um empreendimento binacional desenvolvido pelo Brasil e pelo Paraguai no Rio Paraná, em Foz do Iguaçu. Criada em maio de 1974, a entidade binacional Itaipu foi responsável por gerenciar a construção da hidrelétrica, reconhecida internacionalmente como uma das sete maravilhas das obras de engenharia e como a segunda maior hidrelétrica do mundo, conforme uma pesquisa internacional.

Além disso, a deputada enfatiza o relevante papel socioambiental desempenhado pela empresa, especialmente sob a liderança do diretor-geral Ênio Verri, que impulsionou investimentos em todos os municípios do Paraná e parte do Mato Grosso do Sul. “A Itaipu, seguindo a diretriz do presidente Lula, retomou investimentos em projetos sociais e ambientais de grande importância para essas regiões”, pontou Gleisi.

A proposição tem coautoria dos deputados Aliel Machado (PV-PR), Carol Dartora (PT-PR), Luciano Ducci (PSB-PR), Luiz Carlos Hauly (PODE-PR), Luiz Nishimori (PSD-PR), Odair Cunha (PT-MG), Tadeu Veneri (PT-PR), Tião Medeiros (PP-PR), Toninho Wandscheer (PP-PR), Welter (PT-PR), Zeca Dirceu (PT-PR) e Odair Cunha (PT/MG) – Líder da Bancada do PT.

Além do Requerimento apresentado por Gleisi, mais dois deputados propuseram homenagens à Itaipu: o deputado José Guimarães (PT/CE) por meio do Requerimento 1482/2024, e o deputado Dagoberto Nogueira (PSDB/MS) através do Requerimento 1505/2024.

Localizada no Rio Paraná, na fronteira Brasil-Paraguai, a Itaipu tem capacidade de 14.000 MW. Como uma usina binacional, é responsável por atender quase 15% da demanda de energia brasileira e 93% do Paraguai.

da assessoria