Quarta-feira, 02 de Outubro de 2024

Agências de notícias relatam queda de helicóptero que transportava presidente iraniano

2024-05-19 às 13:05
Foto: Reuters

Autoridades iranianas confirmaram à agências de notícias Reuters e AFP a queda de um helicóptero que transportava o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, e seu ministro de Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian, neste domingo (19). A aeronave percorria uma área montanhosa sob forte neblina e retornava de uma visita ao Azerbaijão.

A agência estatal Irna (Agência de Notícias da República Islâmica) relata que o mau tempo dificultava os esforços de resgate às vítimas. A autoridade que confirmou a queda do helicóptero, sob condição de anonimato, também relatou que apesar de ainda ter esperança de que eles sobrevivam, “as informações vindas do local são preocupantes” e que as vidas de ambos estariam em risco.

A programação regular da TV estatal do Irã foi derrubada para exibir orações pelo presidente, em todo o país e, num canto da tela, aparece a cobertura ao vivo das buscas efetuadas pelas equipes de resgate, a pé, na área montanhosa, em meio a um forte nevoeiro.

Presidente do Irã

O ultraconservador de 63 anos foi membro do judiciário do Irã antes de ser eleito presidente, em 2021. Ele se apresenta como o defensor das classes desfavorecidas e um “paladino anticorrupção”. Raisi enfrenta acusações de abusos de direitos humanos, que teriam sido cometidos quando era juiz. As acusações indicam que ele teria participado de execução em massa de dissidentes do regime iraniano em 1988, quando cerca de 3 mil pessoas foram executadas sem nenhum processo judicial.

Com informações do G1