A chuva do fim de semana provocou estragos em 24 cidades de Santa Catarina. De acordo com a Defesa Civil, até o fim de domingo (19) eram 117 pessoas desalojadas (em casa de parentes ou amigos) e 654 desabrigadas (em abrigos públicos) após as enchentes. Uma pessoa está desaparecida.
Oito municípios decretaram situação de emergência, documento que prevê atendimento prioritário e liberação de mantimentos e recursos. São eles: Passo de Torres, Sombrio, São João do Sul, Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Maracajá, Araranguá e Rio do Sul, que foi a cidade mais atingida e 483 moradores precisaram ir para espaços abertos pelo município. A cidade teve o dia mais chuvoso em oito anos no sábado (18).
São João do Sul, no Sul catarinense, é atingida pela chuva e enchente desde o início do mês. A cidade faz divisa com o Rio Grande do Sul e tem bairros ilhados. Moradores substituíram carros por barcos para transitarem em ruas com água.