Terça-feira, 01 de Outubro de 2024

Mulher é resgatada de situação análoga à escravidão em PG

2024-05-24 às 12:36

Na data de ontem (23). a equipe do Nucria recebeu uma denúncia anônima sobre possível crime de abandono de incapaz de cinco crianças que estariam residindo em um condomínio de alto padrão na cidade de Ponta Grossa e sem a presença de um responsável. Acompanhada do Conselho Tutelar, a equipe foi recebida no local por uma mulher de 51 anos, a qual relatou que estava cuidando de cinco pessoas, sendo duas adolescentes gêmeas, de 16 anos, e outras três crianças, de 9, 7 e 3 anos.

Ela relatou que foi contratada pelo pai das crianças para cuidar das mesmas por um período de dez dias, pois estaria em  viagem de trabalho por dez dias. No entanto, a mulher relatou que estava há mais de 25 dias cuidando das adolescentes e das crianças. De acordo com nota divulgada pela Polícia Civil, a mulher trabalhava “incessantemente pois estava responsável por elas por 24 horas desde o momento que teria aceitado o convite para realizar esse trabalho. Analisando a situação constatamos a configuração de crime que caracterizam a redução análoga à de escravo uma vez que estava sendo submetida a jornadas exaustivas e restrição de locomoção da vítima, uma vez que além de permanecer 24 horas cuidando dos filhos do autor e da limpeza do imóvel, esta era impedida de deixar as crianças sob ameaça de que responderia pelo crime de abandono de incapaz”.

A mulher foi resgatada do local e encaminhada pela equipe do Nucria para o segundo distrito, responsável pela continuidade das investigações. Visando garantir o bem estar das crianças e adolescentes estas foram encaminhadas pelo Conselho Tutelar a uma instituição de acolhimento.

O homem deverá responder pelo crime previsto no artigo 149 do Código Penal, com pena que varia de 2 a 8 anos de prisão.

Informações: PCPR